Boas Práticas

Dicas para aumentar a automotivação

A automotivação é uma habilidade essencial para o desenvolvimento contínuo na vida profissional. Um indivíduo que entende seus desejos, valores e prioridades é capaz de entender o que realmente o motiva e, assim, consegue canalizar a sua energia para realizar sues projetos e fazer a diferença na vida das pessoas - atingindo a realização profissional. Além disso, uma pessoa automotivada sabe como atrair oportunidades e recursos porque não tem medo de colocar suas ideias em prática.

Confira as dicas!

 

Tenha autoconfiança

A autoconfiança é a chave para a motivação! A insegurança, o medo de correr riscos, errar e ser ridicularizado impede que o indivíduo realize as coisas que acredita. Para desenvolver e aumentar a autoconfiança, é preciso saber identificar suas potencialidades e características pessoais. Assim, é possível aumentar a vontade de se superar diante dos desafios.

 

Entenda o que lhe realiza

Os seres humanos possuem características diferentes e, portanto, suas necessidades também são diferentes. Desenvolver um nível de consciência sobre o que faz você se sentir feliz e realizado como profissional, entender seus sonhos e saber as metas que deseja alcançar é fundamental para se manter motivado diante da rotina profissional e todos os desafios que ela apresenta.

 

Seja realista

Ter metas possíveis de alcançar é sinônimo de maturidade emocional, além de ser fundamental para se manter motivado. Almejar coisas factíveis é importante para obter resultados efetivos e não desanimar. Mantenha os pés no chão, tenha paciência e dê um passo de cada vez.

 

Não perca o foco

É importante ter em mente que os problemas e desafios sempre vão estar presentes, o importante é não deixar que eles interfiram no seu trabalho. Tome cuidado com as distrações e mantenha o foco nos seus resultados.

 

Invista no bom relacionamento com os colegas

Nnguém atinge o sucesso sozinho. Somos seres sociáveis e precisamos das outras pessoas para alcançar sonhos, dividir os problemas e sermos felizes. Um bom relacionamento interpessoal com superiores e colegas favorece o desenvolvimento de projetos, cria uma relação de confiança, mantém a harmonia do ambiente corporativo e possibilita uma troca saudável e produtiva entre a equipe.
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Fonte: Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional
Fotos: Getty Images