Artigos

Outubro Rosa

Em parceria com a Corregedoria Geral da Justiça, o TJPE também está apoiando a campanha por meio de seu perfil nas redes sociais Twitter, Linkedin e  G+.

O movimento Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de promover a conscientização sobre a doença e compartilhar informações sobre o câncer de mama.

O câncer de mama é a proliferação anormal, de forma rápida e desordenada, das células do tecido mamário em decorrência de alterações genéticas. Porém, isso não significa que os tumores da mama são sempre hereditários. O câncer de mama hereditário corresponde a cerca de 5% a 10% dos casos, ou seja, quando existem parentes de primeiro grau com a doença. Portanto, 90% dos casos não têm origem hereditária.

As alterações genéticas (mutações) podem ser determinadas por vários fatores, entre eles: histórico familiar, exposição a hormônios (estrogênio), antecedentes de patologias mamárias, irradiação na parede torácica para tratamento de linfomas, excesso de peso, ausência de atividade física, excesso de ingestão de gordura saturada e álcool. Além desses, podemos ainda considerar a ginecomastia ou crescimento de mamas nos homens (isso pode ocorrer com aplicações de hormônio), hiperestrogerismo, doença testicular, doença hepática, fratura óssea acima de 45 anos e a síndrome de Klinefelter.

O câncer de mama pode ser "in situ", aquele em que ainda não há risco de invasão e metástase, com chances de cura de aproximadamente 100%. Mesmo os tumores invasivos (quando invadem a membrana basal da célula) podem ser curados se o diagnóstico e tratamento forem estabelecidos em fase precoce.

Estima-se que por meio da alimentação, nutrição e atividade física é possível reduzir em até 28% o risco de desenvolver câncer de mama. Fique em dia com seus exames e consulte o médico sempre que necessário.

--------------------------------------------------------------------------------

Texto: Diretoria de Saúde | TJPE

Início > Rodapé


Rua Santa Edwirges, 390, Prado, Recife – PE.
Telefones: 3181.9167/3181.9168/3181.9169
Horário de funcionamento: 07h às 19h (segunda à sexta)
E-mail: sgp.dsaude@tjpe.jus.br