Navegação do site
Atualmente, cerca de 734 mil pessoas vivem com HIV no Brasil. Deste total, 589 mil foram diagnosticadas e 145 mil ainda não sabem que têm o vírus.
No dia 1 de dezembro, Dia Mundial de Luta contra a AIDS, foi divulgado pelo Ministério da Saúde novo Boletim Epidemiológico sobre a doença. De acordo com as estatísticas divulgadas, o número de mortes causadas pela AIDS caiu no Brasil, porém o número de casos de AIDS em homens jovens vem aumentando, principalmente na faixa etária dos 15 aos 24 anos. O aumento foi de mais de 50% em seis anos. O aumento de casos nesse público foi atribuído a um descuido dos jovens com a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.
De acordo com o boletim, houve uma queda de 14% na mortalidade por AIDS no Brasil entre 2000 e 2013. Entretanto, esta tendência não é observada para todas as regiões, já que o Norte e o Nordeste apresentam tendência de aumento no número de óbitos pela doença ao longo deste período.
O Ministério da Saúde aproveitou a ocasião para lançar uma nova campanha educativa, cujo slogan é #partiuteste, com foco nos jovens, incentivando o uso da camisinha e a realização do teste rápido, o qual é capaz de detectar o vírus HIV em poucos minutos. O teste será oferecido na rede pública de saúde e poderá ser realizado de forma rápida, gratuita, segura e sigilosa.
Rua Santa Edwirges, 390, Prado, Recife – PE.
Telefones: 3181.9167/3181.9168/3181.9169
Horário de funcionamento: 07h às 19h (segunda à sexta)
E-mail: sgp.dsaude@tjpe.jus.br