Artigos

Conheça os sintomas e saiba como prevenir a difteria

O estado de Pernambuco, este ano, voltou a registrar casos de difteria, uma doença infectocontagiosa causada pela toxina produzida pela bactéria Corynebacterium diphtheriae. Foram quatro casos confirmados e existem outros quatro casos suspeitos, em fase de investigação. Dos confirmados, um resultou na morte de uma adolescente.
 

A difteria é uma doença grave e potencialmente fatal, porém pode ser prevenida através da vacinação. Tanto crianças quanto adultos, que não foram adequadamente vacinados, podem ser acometidos. A transmissão se faz de pessoa a pessoa, através de gotículas de saliva liberadas através da tosse, espirro ou ao falar. Muitos dos portadores não têm sintomas e passam a bactéria adiante sem saber.
 

Esta doença pode ter sérias consequências, inclusive levar ao óbito. Os principais sintomas são dor e inflamação na garganta, febre alta, tosse, dificuldade para respirar, cansaço, dificuldade para engolir, aumento de gânglios no pescoço, manchas vermelhas na pele e dor de cabeça. Além disso, a liberação de toxinas poderá induzir manifestações sistêmicas, resultando em comprometimento cardíaco, neurológico e renal.
 

Todos devem manter atualizados os seus calendários vacinais para prevenir a doença. O esquema básico é feito com três doses de DTP (tríplice bacteriana, vacina contra tétano, difteria e coqueluche), administradas aos dois, quatro e seis meses de idade, seguindo-se de um reforço aos 15 meses e outro entre quatro e seis anos de idade. A partir dos dez anos, deve ser feito um reforço com dT (vacina dupla de adulto) ou dTpa (tríplice bacteriana acelular) a cada 10 anos, a fim de assegurar proteção adequada. Os adultos que nunca foram vacinados contra tétano devem receber três doses da dT.
 

As vacinas DTP e dT são disponibilizadas gratuitamente nos Postos do Programa Saúde da Família. Confira se a sua vacinação está em dia no Posto de Saúde mais próximo a sua casa.

Idade Vacina
2 meses DTP
4 meses DTP
6 meses DTP
15 meses DTP
10 anos dTpa ou dT
Adolescentes e adultos dTpa ou dT

Fonte: Diretoria de Saúde do TJPE e Sociedade Brasileira de Imunizações

-----------------------------------------------------------------------------

Texto: Redação | Diretoria de Saúde

Início > Rodapé


Rua Santa Edwirges, 390, Prado, Recife – PE.
Telefones: 3181.9167/3181.9168/3181.9169
Horário de funcionamento: 07h às 19h (segunda à sexta)
E-mail: sgp.dsaude@tjpe.jus.br