Confira as fotos da visita AQUI.
Nesta terça-feira (16/4), a Escola Judicial de Pernambuco (ESMAPE) recebeu a visita técnica da comitiva da Polícia Civil de Pernambuco, liderada pelo delegado-geral, Renato Rocha, e pela delegada-geral adjunta, Beatriz Leite. O objetivo foi explorar oportunidades de aprimoramento institucional no uso de tecnologias, como ferramentas e aplicativos, além da utilização de técnicas inovadoras nas capacitações.
Acompanhados pelo diretor-geral, desembargador Jorge Américo Pereira de Lira, e pela secretária executiva, Izabella Pimentel, foi discutido o papel das inteligências artificiais e outras tecnologias no contexto jurídico e policial. Como destaque, a importância de cursos na área, visando melhorar a celeridade processual e a eficiência investigativa.
A comitiva também teve a oportunidade de conhecer as instalações da Esmape, incluindo as salas de aulas recém-reformadas, a sala de Formação de Formadores (Fofo), o estúdio totalmente equipado. A estrutura tem sido amplamente usada para gravações de aulas destinadas ao ensino remoto, podcasts e produções audiovisuais. Também foram visitados os modernos auditórios Itamar Pereira e Nildo Nery e a área do Instituto de Inovações Aplicadas (Ideias). A diretoria da Escola apresentou projetos de inovação como o Expedito, Bastião e a Criejam, e a relevância estratégica da instituição no direcionamento educacional do Tribunal.
Durante a visita, as autoridades presentes abordaram a importância da ESMAPE como um ambiente propício para o desenvolvimento de estratégias de combate ao crime organizado. Também sugeriram a criação de cursos específicos para magistrados (as) e servidores (as) visando capacitar o judiciário para lidar com esse tipo de crime.
A comitiva da Polícia Civil foi composta também por importantes autoridades como o diretor da Diretoria Integrada Metropolitana, Paulo Gondim; e o diretor do Instituto de Identificação Tavares Buril, Paulo Jeann Barros Silva. Ainda, a diretora da Academia da Polícia Civil de Pernambuco, Sylvana Lellis; a coordenadora da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil do Estado, Flávia Albuquerque; e o delegado titular da Delegacia Especializada em Crimes contra o Consumidor, Hilton Lira. Todos demonstram o empenho conjunto das instituições em fortalecer a segurança e a Justiça em Pernambuco, por meio de parcerias estratégicas e ações colaborativas.
------------------------
Texto: Pedro Pequeno
Fotos: Jairo Lima