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TJPE reduz energia elétrica e gasto público com mudanças de gestão

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) registrou redução de 23% no consumo de energia, o que representa, mensalmente, uma economia de mais de R$ 260 mil de recursos públicos. A diminuição do consumo, verificada a partir de maio passado, é decorrente das mudanças promovidas pela atual gestão, comandada pelo presidente do Tribunal, desembargador Ricardo Paes Barreto.

A atual gestão do Tribunal vem promovendo uma série de ações para dar maior eficiência ao Judiciário pernambucano. Uma das iniciativas é resultado da Instrução Normativa 3/2024, que determina que todas as unidades da Justiça devem adotar medidas para incentivar o consumo racional de energia elétrica. 

A Política de Redução de Gastos de Energia Elétrica e de Promoção da Sustentabilidade tem o propósito de incentivar o consumo de energia elétrica de forma consciente e reduzir os impactos ambientais decorrentes do consumo excessivo de eletricidade, contribuir para a eficiência energética e a redução da emissão de gases de efeito estufa. A iniciativa também faz parte do Plano de Logística Sustentável (PLS) da instituição e do Poder Judiciário. 

Uma das medidas que também contribuíram para a diminuição no consumo de energia foi a unificação do horário de atendimento ao público em todas as comarcas pernambucanas. Apesar da modificação, a prestação jurisdicional não foi afetada, já que o teletrabalho e o processo judicial eletrônico (PJe) são uma realidade presente na instituição. Além disso, também foi implementado o Plantão Judiciário dos Dias Úteis, Cível e Criminal, no Primeiro Grau de Jurisdição, que disponibiliza atendimento após o encerramento do expediente destinado ao atendimento ao público, conforme Ato Normativo 6/2024.

Confira abaixo algumas dicas para uso consciente de energia elétrica, elaboradas pela servidora Augusta Tiné, chefe da Diretoria de Manutenção do TJPE.

1: Desligue luzes, aparelhos eletrônicos e de refrigeração ao sair do ambiente; e o computador, no final do expediente (quartas-feiras, quando os computadores devem ficar ligados, desligar o monitor);

2: Mantenha portas e janelas fechadas, quando o aparelho de ar-condicionado estiver ligado; e ajustar a temperatura entre 22°C e 24°C;

3: Desligue aparelhos eletrônicos da tomada, quando não estiverem em uso, incluindo “geláguas” a cada fim do expediente;

4: Utilize a luz natural sempre que possível, desligue a iluminação elétrica e evite trabalhos noturnos;

5: Utilize, sempre que possível, as escadas para acesso aos primeiros pavimentos e para subir e descer poucos andares.


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Texto: Redação | Ascom TJPE
Foto: Freepik