Últimas Notícias

Quarenta e oito novos juízes assumem unidades judiciárias, nesta segunda-feira (25/03) após encerramento de curso na Esmape



Na segunda-feira (25/3), 48 novos juízes de Pernambuco assumirão suas comarcas de primeira entrância – boa parte delas no Sertão. Para o exercício da função, todos tiveram que passar por quatro meses do Curso de Formação Inicial para Magistrados, realizado pela Escola Judicial de Pernambuco (Esmape) e oficialmente concluído, nesta sexta-feira (22/03), em solenidade presidida pelo diretor-geral da entidade, desembargador Jorge Américo.

A mesa de encerramento foi composta também pelo 1º vice-presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Fausto Campos. Ao lado dele, o coordenador da Diretoria de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados, Edmilson Cruz, e a coordenadora da Diretoria de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores, juíza Fernanda Chuahy, também corregedora auxiliar para o Sistema dos Juizados Especiais e Colégios Recursais. Ainda, o coordenador do Instituto de Inovações Aplicadas da Esmape, juiz Faustino Macedo, também coordenador de Dados do Comitê de Governança e Gestão Estratégica do TJPE.

“A Escola continuará aberta a todos, e vamos nos encontrar continuamente”, definiu o desembargador Jorge Américo. Assim como o curso de formação, as atualizações anuais de magistradas e magistradas são obrigatórias pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Além de frequentar cursos, os novos juízes e juízas, como administradores de unidades judiciárias da Justiça, também deverão interagir com a Esmape, via atualizações para servidores e servidoras, também obrigatórias.


 

Dos 48 formandos, apenas 14 são de Pernambuco e, por isso, a grade do curso envolveu aulas sobre a realidade socioeconômica do Estado. As aulas foram teóricas e práticas, dando conhecimento sobre o cenário institucional, tecnológico, programas e ferramentas de trabalho do TJPE. Foram iniciadas no dia 11 de dezembro, com a Escola então sob direção do desembargador Francisco Bandeira de Mello, agora, corregedor-geral de Justiça.

A solenidade e encerramento foi marcada pelo tom informal, com formandos convidados pelo desembargador Jorge Américo a se pronunciarem sobre a formação realizada pela Esmape, que recebeu elogios e sugestões. Os pronunciamentos criaram oportunidades para os integrantes da mesa darem orientações finais aos novos colegas quanto a soluções de gestões das unidades judiciárias e relacionamentos com jurisdicionados.
...................................................................
Texto: Paula Imperiano |  Esmape
Fotos: Gleber Nova e Jairo Lima |  Esmape