Navegação do site
Hall Monumental recebe áreas de apoio e camarins
Até 7 de setembro, parte do Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano, localizado na Ilha Joana Bezerra, no Recife, vira locação para a gravação de cenas do longa-metragem ficcional “Edificante”, obra do diretor Marcelo Lordello, produzida pela Trincheira Filmes e Vilarejo Filmes. A iniciativa conta com o apoio da Presidência do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), por meio da Assessoria Técnica Especial e da Assessoria de Comunicação (Ascom/TJPE), e da Diretoria do Foro da Capital e setores relacionados. “Trata-se de incentivo à cultura, também consideradas questões técnicas, estruturais e de interesse da população”, explica o desembargador-presidente Luiz Carlos de Barros Figueirêdo.
Durante as gravações, são utilizados parcialmente cinco ambientes do Fórum do Recife como áreas de apoio ou cenários: estacionamentos externos, sala da Diretoria de Engenharia e Arquitetura da Secretaria de Infraestrutura e Obras da Diretoria Geral (DEA/Siob/DG/TJPE), Hall Monumental, dois banheiros e salas do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania e da Central de Audiências do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais e Solução de Conflitos – Núcleo de Conciliação (Cejusc/Nupemec/TJPE). Toda produção é sem prejuízos para o atendimento à população; sem interrupção de audiências e julgamentos; e sem ônus para o Judiciário. No local, as filmagens envolvem aproximadamente 70 pessoas da equipe do filme.
“As locações de um filme são muito importantes na construção da narrativa, a verossimilhança que as cenas ganham em estar de fato, em um Fórum, é ter uma situação quase real de uma audiência e de outros espaços que só existem ali. Contar com o apoio de um Fórum como o Rodolfo Aureliano é importante tanto para o filme, quanto para os atores, é fundamental vivenciar esse espaço para o realismo das cenas'', afirma o diretor Marcelo Lordello. O filme tem previsão de lançamento para o segundo semestre de 2024.
...........................................................................................................................
Texto e foto: Francisco Shimada | Ascom TJPE