Navegação do site
Os vice-presidentes dos TJ de PE, MT, SP respectivamente os desembargadores Eduardo Sertório, Maria Erotides Kneip, e Artur Cesar Bereta, ladeando o ministro Rogério Schietti, do STJ
O 2° vice-presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Eduardo Sertório, participou, nesta quinta-feira (15/08), do 2º Encontro Nacional de Vice-Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Enavip), organizado pelo Colégio Permanente de Vice-presidentes dos Tribunais de Justiça (CPVIP). O evento acontece no Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) até esta sexta-feira (16/08).
No primeiro dia de encontro, após a solenidade de abertura, houve a entrega da medalha “Ministro Paulo de Tarso Sanseverino”; seguida de palestra ministrada pela conselheira Daiane Nogueira de Lira (CNJ), com o tema "Os desafios e as perspectivas de consolidação do Banco Nacional de Precedentes (BNP)". Dentro da programação, o desembargador Eduardo Sertório apresentou o relatório semestral da 2ª Vice-presidência do TJPE. Entre as principais ações realizadas está a implantação de um plano emergencial, que possibilitou a redução do passivo de processos pendentes de remessa aos tribunais superiores (Cartris) em 80%. De março a julho de 2024, o Cartris realizou 2.214 atendimentos, revelando-se como canal preferencial dos usuários o e-mail, representando 44% do total.
A 2ª Vice-Presidência do TJPE também realizou reformas estruturais. Foi inaugurado o Espaço Desembargador Hélio Siqueira Campos, a nova estrutura do Cartris, que conta com novas salas. Houve, ainda, a instalação de rampas de acessibilidade. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no Fórum Thomaz de Aquino Cyrillo Wanderley, Bairro de Santo Antônio, Recife, e é responsável por processar recursos excepcionais que anteriormente eram movimentados nas Diretorias Cível e Criminal ou nas Secretarias de Câmara Regional.
"Estes primeiros seis meses foram de grandes desafios e intenso trabalho na direção de concretizar as palavras de ordem desta gestão: eficiência, humanização e inovação. Com o esforço de todos, em pouco tempo conseguimos avanços. Agradeço a todos os que colaboram para a concretização diária de uma 2ª Vice-Presidência mais eficiente, humanizada e em linha com este tempo, beneficiando, em última análise, o jurisdicionado", frisou o desembargador Eduardo Sertório. Durante o encontro, também foi apresentada a Galeria Virtual da 2ª Vice-Presidência do TJPE. Confira AQUI.
Além do TJPE, houve as apresentações das Vice-presidências dos tribunais de Justiça de São Paulo e Paraná.
No segundo dia, a programação contará com palestras proferidas pelos juízes Gerardo Humberto Alves da Silva Júnior e João Thiago de França Guerra, do Tribunal de Justiça do Mato Grosso (TJMT), com os temas "Os juízes e o sistema de precedentes: a doutrina da responsabilidade institucional" e "Desenvolvimento colaborativo de inteligência artificial para o Judiciário brasileiro: experiências e oportunidades", respectivamente. O evento incluirá ainda reunião dos vice-presidentes dos Tribunais de Justiça; votação dos enunciados do CPVIP e divulgação da Carta de São Luís.
..............................................................................................................
Texto: Rute Arruda com informações do Tribunal de Justiça do Maranhão