Navegação do site
Confira as fotos do evento AQUI.
Nesta quarta-feira (15/5), a Escola Judicial de Pernambuco (ESMAPE), em parceria com a Corregedoria Geral da Justiça do Estado, deu início à capacitação “Corregedoria Geral da Justiça em Ação: Conhecendo os Dados para Atingir as Metas". A atividade visa aprofundar o entendimento sobre a relevância dos dados no contexto das metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
A mesa de honra do curso contou com a presença do Presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Des. Ricardo Paes Barreto, o Corregedor-Geral da Justiça de Pernambuco, Des. Francisco Bandeira de Mello, o supervisor da ESMAPE, juiz Silvio Romero Beltrão, e o Presidente da Associação dos Magistrados de Pernambuco (AMEPE), juiz Leonardo Asfora.
Durante abertura, o Presidente do TJPE, des. Ricardo Paes Barreto, enfatizou: "Essa ação na corregedoria teve início na gestão do Des. Fernando Cerqueira. Com uma cultura de gestão que o CNJ começou a exigir das unidades judiciárias, começamos a sentir a necessidade de as unir, desde juízes(as) a servidores(as), principalmente aos que fazem a administração dessas unidades para que a gente pudesse traçar novos mecanismos em relação à gestão. Nós vamos fazer de tudo para que as nossas unidades e as diretorias tenham eficiência".
O Corregedor-Geral da Justiça de Pernambuco, des. Francisco Bandeira de Mello, complementou: "Começamos em maio e vamos até novembro, nos reunindo em grupo de 40 magistrados(as) e 40 servidores(as) sempre buscando uma uniformidade e competência, uma certa homogeneidade de público para que a gente possa render mais e vamos fazer isto em Recife, na Região Metropolitana, na Zona da Mata, no Agreste e no Sertão, ao longo de todo o ano. Este é a primeira de uma longa série de ações similares, esperamos que a cada momento um diálogo enriqueça o processo e nos aperfeiçoemos em conjunto para ganharmos também em conjunto".
Sicor, metas, taxa de congestionamento, tempos processuais, bastião, IRDR, IAC, conclusão de sentença, TX e TPU foram alguns dos temas debatidos durante a formação pelos palestrantes e juízes Ana Luíza Câmara, Tatiana Lapa Carneiro, Raquel Barofaldi Bueno, Maria do Rosário Arruda de Oliveira, Luiz Carlos Vieira de Figueirêdo e José Faustino Macêdo.
A capacitação continua ao longo do mês de maio, nos dias 22 e 29, presencial na ESMAPE e faz parte do projeto "Corregedoria Geral da Justiça em Ação", cujo propósito é não apenas identificar e corrigir possíveis discrepâncias nos dados, mas também alinhar esforços para o cumprimento das metas estabelecidas pelo CNJ.
..........................................................................
Texto: Pedro Pequeno
Fotos: Gleber Nova