Navegação do site
A Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Caruaru promoveu em parceria com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), o projeto Caravana Tecendo Direitos para as Mulheres no município. A iniciativa visa desenvolver ações de prevenção e enfrentamento à violência contra mulher e promover o acesso a serviços de cidadania nas comunidades do município.
A última ação, que aconteceu em 26 de abril, foi realizada no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Bonança e atendeu a população dos bairros de Rosanópolis, Santa Rosa, Indianópolis e Vassoural. Foram oferecidos atendimentos jurídico, psicossocial, orientação sobre saúde e previdência social. O público que esteve presente pôde participar de uma roda de diálogo com orientações sobre o enfrentamento à violência doméstica. Os encontros acontecem mensalmente e o próximo será no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), no dia 24 de maio.
A iniciativa de criação do projeto partiu da Vara de Violência contra a Mulher da Comarca, que apresentou a ideia para outros órgãos que compõem a Rede de Enfrentamento de Violência Doméstica. Integram a rede os Centros de Referência de Atendimento à Mulher (CRAMs), Casas de Abrigo, Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Órgãos da Defensoria Pública e Serviços de Saúde Especializados para o Atendimento dos Casos de Violência contra a Mulher.
A assistente social da Vara, Mônica Zaira, falou da importância da iniciativa para a população local. “É uma oportunidade da comunidade conhecer os trabalhos da rede de enfrentamento à violência contra mulher. Também é uma forma do Judiciário chegar mais perto da população”, disse.
A proposta da Caravana Tecendo Direitos para as Mulheres é visitar um bairro diferente a cada mês, considerando o alto índice de violência contra a mulher na localidade. Além da Vara de Violência Doméstica a ação é realizada com a articulação de órgãos como Secretaria de políticas para Mulheres, Secretaria de Saúde, Escritório de Práticas Jurídicas, Ministério Público de Pernambuco através da Promotoria de Caruaru e Núcleo de Estudos de Gêneros (Nugen). O juiz titular da unidade judiciária é o magistrado Hildemar Macedo.
................................................................................................
Texto: Rayama Alves | Ascom TJPE
Revisão: Ivone Veloso | Ascom TJPE