Navegação do site
Quadrilha Junina Lumiar foi a atração surpresa, que também contou com o jornalista Márcio Bonfim
Premiação de servidores, confraternização de famílias e amigos e apresentação do aumento de produtividade no Judiciário estadual deram o tom da festa que encerrou o quinto dia de programação dos 197 anos do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). Realizado em 15 de agosto, no auditório da Escola Judicial (Esmape), o evento contou com a apresentação da palestra "Comunicação e Motivação", com o jornalista Márcio Bonfim; a premiação do programa Muito Além das Metas; a entrega de Diploma de Honra ao Mérito a 63 servidores do Poder Judiciário de Pernambuco; a apresentação da Quadrilha Junina Lumiar; e o corte do bolo de aniversário do Tribunal. Confira as fotos AQUI.
A apresentação da palestra "Comunicação e Motivação" pelo jornalista Márcio Bonfim, que trabalha na apresentação do programa NE TV, da Globo Nordeste, teve como foco principal o poder da imprensa na conquista da prestação de serviços para a população. O jornalista apresentou vídeos com matérias exibidas pelo Jornal que tiveram um retorno efetivo no cumprimento de direitos de cidadãos. Márcio Bonfim abordou ainda a necessidade de imediatismo cada vez maior do Jornalismo para competir com a veiculação de notícias pelas redes sociais e a responsabilidade em exibir notícias verdadeiras, permeadas pela crescente divulgação de “fake news” também disseminada nas redes.
“Um dos principais motivos que me levaram a ser jornalista foi fazer a diferença na vida das pessoas de alguma forma, contribuindo para construção de uma realidade melhor. Não me arrependo de ter escolhido esse caminho. A comunicação responsável e comprometida tem realmente esse poder”, afirmou. Com 20 anos de profissão, Márcio Bonfim iniciou a carreira como locutor numa emissora de rádio em Votuporanga, no estado de São Paulo. Em seguida, passou pelas TVs Universitária, Integração e Itapetininga. Há 13 anos, está à frente do NE1.
A premiação do programa Muito Além das Metas veio em seguida à palestra com a apresentação do coordenador da iniciativa e assessor especial da presidência, juiz Sílvio Romero Beltrão. O projeto visa à melhoria da produtividade institucional e o reconhecimento dos colaboradores do Judiciário pernambucano, estimulando a melhoria dos indicadores: Metas 1, Meta 2, Taxa de Congestionamento processual e, por fim, IPSJud. Em razão disso, as metas estabelecidas no programa do TJPE estão alinhadas às metas nacionais do Poder Judiciário, aprovadas anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
O magistrado apresentou o aumento da produtividade conquistado entre o mês de junho de 2018 e de 2019. O comparativo mostrou processos julgados da Meta 1 nas unidades judiciárias participantes do programa. Os números revelaram um aumento de 18,39% de ações julgadas entre os dois anos, passando de 136.902 para 162.083; e de 25,76% em relação ao número de processos baixados, que subiu de 196.682 para 247.347.
Os certificados de produtividade foram entregues a magistrados e servidores das seguintes unidades: 2ª Vara Cível de Abreu e Lima; 10ª Vara Criminal da Capital; Vara da Fazenda Pública de Ipojuca; Vara Regional da Infância e Juventude – 6ª Circunscrição – Palmares; Juizado Especial Cível e das Relações de Consumo da Comarca de Santa Cruz do Capibaribe; da 9ª Vara de Família e Registro Civil da Capital; da Vara Única da Comarca de Calçado; e da Diretoria Cível Regional da Mata Sul – Jaboatão dos Guararapes.
O chefe de secretaria da Vara da Fazenda Pública de Ipojuca, Rodilson Mesquita de Souza, avalia a premiação pela produtividade como o resultado do espírito de união adotado por toda a equipe. “Temos consciência de que para se alcançar bons resultados é preciso não apenas um bom planejamento, mas também cooperação e unidade. Apesar das inúmeras dificuldades, estamos conseguindo diminuir o nosso acervo. Destaco o empenho de todos os servidores da Vara e a dedicação da nossa magistrada Nahiane Ramalho. Para além da premiação material, com a possibilidade de outro servidor participar de curso nacional, esta segunda premiação deixa a equipe ainda mais unida e motivada. As dificuldades do Judiciário são inúmeras para todos nós, servidores e para os magistrados, porém temos convicção que estamos no caminho certo.”
Para fechar as premiações no auditório da Esmape, foi entregue o Diploma de Honra ao Mérito a 63 servidores do Poder Judiciário de Pernambuco pelo presidente do TJPE, desembargador Adalberto de Oliveira Melo. O magistrado destacou o trabalho desenvolvido pelos mais de 7 mil servidores que integram o TJPE e o significado da premiação. “Ocupar uma função pública representa um privilégio e uma missão que devem ser sempre valorizados, pois estão ligados ao bem-estar social. Ser servidor público significa estar pronto ao atendimento dos anseios de todos para o bem servir à população. Agradeço o profissionalismo e o empenho de todos e essa homenagem tem esse sentido de reconhecimento e gratidão”, disse. Confira a lista dos premiados AQUI.
A premiação representa para Danylo de Sá Nunes Rocha, técnico judiciário lotado no Gabinete do desembargador Cândido Saraiva, uma oportunidade de trazer toda a família para presenciar o reconhecimento do seu trabalho. “Sentimento é de orgulho muito grande. Eu trabalho com o desembargador Cândido Saraiva há quase dez anos, e é muito importante e motivador ter esse reconhecimento do trabalho desenvolvido nesses anos todos. Comecei como estagiário, hoje sou assessor do magistrado, então, estou muito feliz pela evolução na minha carreira”, destacou Danylo Rocha. A festa foi encerrada com a apresentação da Quadrilha Junina Lumiar e corte de bolo do aniversário.
.............................................................................................................................
Texto: Ivone Veloso - Amanda Machado | Ascom TJPE
Fotos: Assis Lima | Ascom TJPE
Fotos: João Guilherme | Cacoete Produções | Ascom TJPE