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A Coordenadoria Geral dos Juizados Especiais do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) inaugurou, na tarde da quinta-feira (7/03), o Totem de Conciliação Claro S.A que coloca em linha direta e em tempo real a Ouvidoria da empresa com reclamantes que pretendem entrar com uma queixa contra a operadora. No mesmo dia da inauguração, dois usuários puderam operar o Totem e iniciar as tratativas para um acordo.
O equipamento, custeado pela empresa, está instalado ao lado da sala de Queixas Orais, na Central de Juizados Especiais que fica na Avenida Mascarenhas de Morais, Imbiribeira. Caso opte por acionar a Claro pelo Totem, o querelante não precisará comparecer a uma audiência de conciliação futura, já que não haverá a tramitação de um processo de conhecimento na Justiça.
“Como permite que a resolução do problema seja definida antes da formalização de um processo cível, o Totem de Conciliação agiliza o atendimento aos jurisdicionados. Além do mais, o acúmulo de demandas tanto para a empresa, quanto para a Justiça tenderá a diminuir”, afirmou o coordenador geral dos Juizados Especiais, juiz Roberto Carneiro Pedrosa. “O índice de resolução alcançado pelo Totem, segundo estatísticas da empresa Claro, é de 80%, e o prazo para o término da reclamação é em torno de cinco dias”.
Além do coordenador geral, a solenidade de inauguração do Totem de Conciliação contou com as presenças da coordenadora adjunta dos Juizados Especiais, Isabella Magalhães, da supervisora técnica da Coordenadoria, Lídice Domingos dos Santos e da analista sênior da Ouvidoria Claro, Bianca Stancato.
Como funciona
O Totem de Conciliação Claro S.A possui uma interface intuitiva e amigável, sendo os atendimentos realizados através de chamada de vídeo, no formato de videoconferência, exibido em uma tela de tablet. Para acessar o serviço, basta dar dois cliques na tela, e falar por um telefone fixo que está acoplado ao lado do tablet. Daí, o usuário irá visualizar o profissional da empresa, assim como ele próprio, e poderá conversar com ele ou ela.
Após a conclusão do atendimento, o reclamante receberá uma carta-resposta da Claro por e-mail, mensagem SMS ou mensagem de WhatsApp. Ele ou ela poderá desistir da conciliação, acionando o Juizado para pleitear uma indenização ou para modificar os termos da conciliação que, quando confirmada pelo usuário do Totem, será sempre homologada por um juiz.
Cabe à Ouvidoria da Claro notificar a Central dos Juizados acerca da decisão do cliente. Além da Central dos Juizados do TJPE, o Totem de Conciliação Claro S.A. funciona em mais oito localidades brasileiras, localizadas nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Mato Grosso.
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Texto: Izabela Raposo | Ascom TJPE
Foto : Ivaldo Reges | Inova Propaganda