Notícias

TJPE comemora 201 anos de instalação com homenagens e cerimônia pautada por mensagens de inclusão e diversidade

Foto mostra pessoas sentadas em auditório, de costas para a câmera. Ao fundo uma mesa com pessoas sentadas de frente para a plateia e um telão no alto. Há luzes projetadas nas cores verde, amarela, vermelha e azul dos dois lados do telão.

A cerimônia foi realizada no auditório da Escola Judicial (Esmape) com transmissão ao vivo pelo YouTube

Trazendo o lema "TJPE 201: o primeiro dos próximos 200 anos", o Tribunal de Justiça de Pernambuco comemorou, na tarde desta segunda-feira (14/8), o 201º aniversário da instituição. A cerimônia, realizada na Escola Judicial de Pernambuco (Esmape), contou com a presença de membros do Poder Judiciário e instituições parceiras do Sistema de Justiça de Pernambuco e foi marcada pela outorga da Medalha e Diploma do Mérito Judiciário Desembargador Joaquim Nunes Machado - a mais alta condecoração instituída pelo Tribunal pernambucano. A homenagem é conferida em agradecimento aos que prestam relevantes serviços à causa da Justiça ou pelos seus méritos excepcionais no campo do Judiciário. Confira as fotos da cerimônia.
 
Dando início à programação, foi apresentada a identidade visual do aniversário de 201 anos do TJPE, desenvolvida com os princípios de inclusão, diversidade, acessibilidade e inovação. Em seguida, o Hino Nacional Brasileiro foi executado pela violinista da Orquestra Criança Cidadã, Jéssica Dumont. Dando sequência às apresentações, foi exibido um vídeo comemorativo ao aniversário do Tribunal, que aconteceu no domingo (13/8), data em que foi, de fato, instalado. Na gravação, integrantes do TJPE falaram sobre o que esperam da instituição nos próximos 200 anos.
 

Durante o evento também foi anunciado o lançamento em formato digital (e-book) do livro produzido pelo Centro de Estudos Judiciários (CEJ) “Incidentes de Assunção de Competência, Incidentes de Resolução de Demandas Repetitivas e Enunciados do TJPE”.

Abrindo oficialmente a solenidade, o presidente do Judiciário pernambucano, desembargador Luiz Carlos de Barros Figueirêdo falou em seu pronunciamento sobre o momento tão importante da história do Tribunal de Justiça. “Uma instituição que está completando 201 anos, o primeiro ano dos próximos 200, num país que tem pouca memória e poucas instituições tão longevas e com uma história de prestação de serviço ao povo pernambucano. Uma instituição de alto nível, que cada vez mais vem se modernizando, cada vez mais procurando agilização, qualidade, integração de toda a sociedade”, afirmou.

“Estamos aqui num momento bastante simbólico, pois estou na Presidência do Tribunal de Justiça e, ao meu lado direito, está uma governadora e não um governador. Ao meu lado esquerdo está uma deputada estadual representando a Assembleia Legislativa de Pernambuco. Isso era inimaginável 20 anos atrás”, afirmou Luiz Carlos Figueirêdo, destacando a importância da participação política, democrática e igualitária das mulheres nos espaços de poder e decisão.

“A gente tem que respeitar e admitir que a sociedade é plural e tem várias maneiras de existir e o Poder Judiciário tem a obrigação de tratar a todos com humanidade. Que um dia não precisemos mais fazer esse tipo de distinção porque, por enquanto, ainda é preciso políticas afirmativas para corrigir seculares distorções. O Tribunal está fazendo sua parte. Vocês receberam um convite em braile, no filme exibido e na transmissão da cerimônia temos a presença de uma intérprete de Libras. Nós precisamos realmente entender que todos os segmentos sociais devem ser bem representados”, acrescentou.

 
Foto mostra três mulheres e um homem sentados à mesa, de frente para a câmera. A mesa está enfeitada com flores e folhas nas cores vermelho e verde.
A governadora Raquel Lyra, o desembargador Luiz Carlos Figueirêdo, a deputada estadual Débora Almeira e a desembargadora Nise Pedroso Lins compuseram a mesa de honra
 
Em seguida, o presidente do TJPE deu início à cerimônia de entrega das medalhas. “Vamos homenagear a quem homenageou o Poder Judiciário com parcerias, com lutas em prol não do Judiciário, mas em prol do povo pernambucano. E fortalecendo o Judiciário estaremos fortalecendo Pernambuco como um todo”, convidou o desembargador. Confira as fotos da entrega das medalhas.
 
A Medalha do Mérito Judiciário “Desembargador Joaquim Nunes Machado” foi concedida nos graus Grande Oficial, Comendador e Cavaleiro e entregue pelo presidente do TJPE. A honraria foi criada pelo Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco, através da Resolução nº 17, de 13 de maio de 1985, destinada a homenagear pessoas físicas ou jurídicas, nacionais ou estrangeiras, que tenham se distinguido pelos relevantes serviços prestados à causa da Justiça ou pelos seus méritos excepcionais no campo do Judiciário. Confira a lista dos agraciados.
 
Um dos homenageados foi o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador João Benedito da Silva. “Sou de Aliança, estudei na Faculdade de Direito do Recife e tenho muitos amigos aqui em Pernambuco. Saí para ser juiz na Paraíba, no Alto Sertão, até chegar à Capital. E para mim essa medalha de alta distinção tem um significado muito grande e muito profundo pelo nome que ela carrega, Joaquim Nunes Machado. Agradeço ao presidente Luiz Carlos e meu amigo Jorge Américo por me concederem essa homenagem”, disse o desembargador.
 
Para o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson Nóbrega, é gratificante chegar a Recife há pouco tempo e já receber uma homenagem. “A justiça e o Direito para nós cristãos, especialmente a partir da bíblia, da palavra de Deus, sempre caminham juntos. Seja a justiça mais compreendida no âmbito forense, seja a justiça compreendida como cumprimento da vontade de Deus. A justiça fundamentalmente é para que haja vida, para que haja comunhão e equilíbrio. Sinto-me ao mesmo tempo muito honrado, muito agradecido e muito feliz”, declarou.
 
A presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6), desembargadora federal Nise Pedroso Lins, sentiu-se honrada pelo reconhecimento do seu trabalho. “São mais de 40 anos na Justiça do Trabalho, onde eu comecei como servidora. Essa medalha vem nesse momento para me tornar mais feliz ainda e dizer que eu vou prosseguir até quando der, por mais dez anos, no mínimo. Então me sinto muito honrada porque considero como um presente e fico muito feliz por isso, pelo reconhecimento de um trabalho realizado por todos esses anos”, afirmou.
 
Diogo Oliveira Silva, que atua na Diretoria Cível de Olinda, recebeu a homenagem na categoria Cavaleiro Servidor do TJPE. “Meu sentimento é de muita alegria. Estou emocionado por poder fazer parte e contribuir com o Judiciário, com a nossa instituição e fazer o hino do Tribunal de Justiça para mim foi uma honra muito grande. Quero agradecer a Deus por essa oportunidade porque nem todo mundo consegue receber uma homenagem dessa, mas a gente está aqui para agradecer a Deus e à instituição, então eu recebo de bom grado”. Diogo é pessoa com deficiência visual e autor do Hino do TJPE.
 
 A juíza de direito substituta de 2ª Entrância, Raquel Barofaldi, também revelou seu sentimento ao receber a homenagem. "Temos hoje, sendo homenageados, pessoas que em suas vidas e carreiras buscam melhorar nossa sociedade, pessoas que tem como guia um propósito público. Me sinto feliz e honrada com o reconhecimento", pontuou a magistrada.
 
Após a entrega das medalhas, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, se dirigiu aos presentes, parabenizando a todos pela homenagem recebida. “Para mim é uma honra e um privilégio, na casa que busca todos os dias fazer justiça, num estado de tanta desigualdade, de poder hoje homenagear quem está trabalhando dentro do próprio Tribunal de Justiça e aqueles que, em sua trajetória, fizeram a sua contribuição e continuam fazendo. Quero parabenizar também a todos os familiares das pessoas homenageadas porque para que a gente possa exercer as nossas profissões, a nossa missão, a gente conta com uma retaguarda muito grande. Então o papel de todos os familiares na vida dos homenageados precisa ser destacado”, ressaltou.
 
Na terça-feira (15/8), com início às 15h, a comemoração continua com a entrega do Diploma de Honra ao Mérito Judiciário aos servidores do TJPE, e será transmitida pelo Youtube da Ascom TJPEA solenidade vai acontecer no Auditório Desembargador Nildo Nery, na Escola Judicial (Esmape), localizada na Rua Desembargador Otílio Neiva Coêlho, s/n, Ilha de Joana Bezerra, em Recife. Veja a lista dos homenageados.
 
Confira a solenidade na íntegraque teve transmissão ao vivo pelo Youtube da Assessoria de Comunicação (Ascom TJPE).
......................................................................................................................
Texto: Amanda Machado - Ivone Veloso | Ascom TJPE
Fotos: Assis Lima - Vitória Viana | Ascom TJPE