Notícias

Titular da 1ª Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher visita o Centro de Promoção de Direitos da Mulher



A titular da 1° Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, juíza Ana Mota,visitou nesta quarta-feira (24/07) o Centro de Promoção de Direitos da Mulher MartaAlmeida, localizado no Centro do Recife. A visita, realizada a convite da Secretaria daMulher do Recife, teve como objetivo debater a assistência às mulheres vítimas deviolência doméstica.

Localizado na Rua do Bom Jesus, o Centro de Promoção foi inaugurado na sexta-feira(4/07) e é mais um equipamento da Secretaria da Mulher voltado ao fortalecimento e capacitação das mulheres do Recife. O centro oferece uma variedade de serviços e infraestrutura, incluindo laboratório de audiovisual, cozinha moderna, sala multiuso, auditório, brinquedoteca, atelier de moda e costura, e ponto de leitura. A iniciativa visa proporcionar ferramentas para ajudar as mulheres a alcançar autonomia e independência.

O local também funciona como uma rede de apoio para vítimas de violência doméstica, oferecendo uma equipe preparada para identificar e lidar com situações de abuso. De acordo com a juíza Ana Mota, o equipamento desempenha um papel crucial na luta contra a violência doméstica e na quebra do ciclo de abuso. “Esse centro e esse novo equipamento da Prefeitura Municipal do Recife é muito importante, porque propicia às mulheres uma capacitação para que promovam em suas vidas uma mudança e uma independência. Inclusive para que em situações de violência, elas tenham mecanismos para quebrar o ciclo da violência doméstica. Então esse olhar diferenciado para essa mulher e como ela se comporta no seu dia a dia é muito importante. Esse Centro vem para dar as ferramentas para que essas mulheres tenham uma vida melhor e não fiquem presas à violência que sofrem no dia a dia”, afirma.

Durante o encontro, a magistrada, junto a servidoras da 1° Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, conversaram com a secretária da Mulher, Glauce Medeiros, sobre a importância da independência financeira para que mulheres consigam se afastar de relacionamentos abusivos. A secretária reitera que o centro é um lugar de acolhimento e crescimento. “Nós estamos nos preparando para identificar situações de violência e para fazer o encaminhamento necessário. Nossa ideia é fortalecer mulheres no âmbito sociopolítico e econômico, para o campo de trabalho. Ofereceremos cursos em áreas que são mais competitivas. A perspectiva é atender a todos os tipos de mulheres, qualquer mulher na cidade do recife pode se inscrever gratuitamente e terá atendimento e uma rede de apoio".


A juiza Ana Mota (terceira à direita) próxima da secretária da Mulher, Glauce Medeiros

Inscrições

As inscrições estão abertas até o final desta quinta-feira (25/07) para cursos de 40 horas que ocorrerão 2 vezes na semana das 8h às 12h ou 13h  às 17h, além de um Ciclo de Oficinas em parceria com a Escola de turismo do Recife com duração de três dias, e oficinas curtas de 4 horas para participar basta ser maior de 18 anos e ser moradora do Recife.

São 180 vagas que serão preenchidas por ordem de inscrição, a confirmação da vaga será enviada para o seu e-mail e as aulas iniciarão dia 30/07/2024. As inscrições serão realizadas neste link.
........................................................................
Texto: Victória Brito | Ascom TJPE
Fotos: Ivaldo Reges