Notícias

Reunião marca mais uma etapa da construção do plano de ação do Comitê Gestor Local para a Primeira Infância no TJPE 


 

Os integrantes do Comitê Gestor Local para a Primeira Infância (CGLPI), do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), se reuniram ontem (11/07) para dar continuidade ao plano de ação do CGLPI. O evento termina hoje (12/07), às 17h, na Escola Judicial de Pernambuco (ESMAPE). 

A equipe do CGLPI, dos Comitês Intersetoriais Locais, setores e as unidades Judiciais de áreas estratégicas discutiram a revisão ampliada dos eixos temáticos, como deficiência/neurodivergências e capacitismo, diversidade étnico-racial, justiça restaurativa, acesso à justiça, entre outros aspectos relacionados à implementação de políticas voltadas à Primeira Infância em Pernambuco. 

Os colaboradores participaram ativamente da produção e analisaram minuciosamente cada eixo, a partir de uma área temática e do seu respectivo propósito, apresentando, com isso: ações, metas, prazos, os(as) responsáveis por determinadas atividades, bem como os(as) parceiros(as) que estarão envolvidos. O plano de ação é válido de 2024 a 2030, com objetivos de curto, médio e longo prazo. 


 

A gerente do Núcleo de Assessoramento em Gestão e Planejamento (NAGP) da Coordenadoria da Infância e Juventude do TJPE, Gizely Couto, saudou os colaboradores e servidores presentes no evento. “Quero agradecer a vocês o compromisso, a entrega de cada um(a) na construção do plano de ação da primeira infância. Cada dia vamos vendo a importância deste trabalho, de como esta política tem se assentado na construção das políticas sociais no Brasil e na estrutura e gestão do Poder Judiciário", afirmou.

A coordenadora adjunta da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ) do TJPE, Carla Malta, representou a CIJ e destacou a relevância da construção deste plano. “Nosso Comitê da Primeira Infância começou a se formar há um pouco mais de um ano. Então, iniciamos o processo de construção do plano de ação já refletindo nessas fases que iriam acontecer, com muita discussão sobre assuntos debatidos pela sociedade e no contexto do nosso estado”, ressaltou a servidora.

Carla Malta pontuou que este é o momento de construir uma política institucional da primeira infância dentro do TJPE, logo é uma oportunidade importante, pois será um instrumento que vai nortear os(as) servidores(as) e atores envolvidos. “Os assuntos discutidos nos 14 eixos, que poderão até se desmembrar em mais itens, foram desenvolvidos em unidades, por meio da contribuição de analistas, pedagogos, psicólogos e outros profissionais envolvidos no trabalho cotidianamente. Hoje, o Comitê Gestor Local para a Primeira Infância está trazendo novos parceiros, para que também possam participar e atuar nas discussões. O plano de ação que está sendo formatado, tem o objetivo de trazer um documento que servirá de bússola norteadora de um trabalho estruturante que deverá ser executado no judiciário”, finalizou a coordenadora adjunta da CIJ.

Liana Queiroz, integrante da Assessoria Jurídica da Corregedoria Geral da Justiça de Pernambuco (CGJ) do TJPE, participou do evento. “A realização deste encontro para construção do Plano de Ação do Comitê Gestor da Primeira Infância é extremamente relevante. Ter a oportunidade de debater ações voltadas às crianças de 0 a 6 anos, com diferentes setores do Tribunal, traz uma diversidade de enfoques e percepções, ampliando os nossos conhecimentos e potencializando futuras ações para esses sujeitos em formação”, declarou. 

Danielle Sátiro, facilitadora do Núcleo de Justiça Restaurativa (NJR) da CIJ, também estava presente e discorreu sobre a elaboração do plano de ação do CGLPI. “O TJPE está dando, historicamente, um grande e significativo passo, no que tange à contribuição à sociedade, quando assume a responsabilidade sociopolítica de zelar e ampliar os direitos e os cuidados direcionados a primeira infância. Particularmente, participar deste processo de construção coletiva permitiu perceber a qualificação dos setores envolvidos para pensar as transversalidades dos conhecimentos para a melhoria das ações a esta população”, finalizou a servidora.

....................................................................
Texto: Carolina Cerqueira | Ascom TJPE
Foto: Joelton Ivson | Esmape