Notícias

Juíza Paula Malta assume a direção do Fórum do Recife

 

Paula Malta, entre Honório Gomes e Fernando Cerqueira, e o juiz Gleydson Lima 

O Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano, na Ilha Joana Bezerra, no Recife, está sob nova gestão. A juíza Paula Malta assumiu a diretoria do Foro da Capital, na tarde da quarta-feira (5/2), com a presença do presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Fernando Cerqueira, da coordenadora da Mulher no Estado, desembargadora Daisy Andrade, do desembargador Honório Gomes, da diretora geral do Tribunal, Márcia de Carvalho, e do ex-diretor do Fórum do Recife, juiz Gleydson Lima, entre magistrados e servidores. Confira as fotos da cerimônia https://photos.app.goo.gl/uzHpmuH5QBUr9Ux18

Em seu discurso de posse, a magistrada agradeceu ao desembargador Fernando Cerqueira pelo convite para exercer a função, enfatizando o significado da seleção de mulheres para o exercício de cargos estratégicos no Judiciário estadual pernambucano. “A exemplo da Diretoria Geral e da Assessoria Especial da Presidência, representadas por mulheres nessa gestão, o cargo da Diretoria do Foro significa o reconhecimento da nossa força de trabalho e também por isto recebo esta missão com plena consciência da reponsabilidade que ela representa”, declarou.

Paula Malta é a primeira mulher a ocupar o cargo de diretora do Foro do Recife nos 20 anos de existência do Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano. Por esta razão, a magistrada revela que o fato tem tido repercussão e vem respondendo a vários questionamentos sobre o cargo, principalmente sobre o aumento da representatividade da mulher no poder. “Vejo essa questão como a tradução do trabalho duro, sério e competente que tantas nós, magistradas de ontem e de hoje, desenvolvemos em prol do Poder Judiciário de Pernambuco, seja nas comarcas mais remotas, nos rincões de nosso Estado, seja na Capital”, afirmou.

A magistrada ainda destacou o desafio que representa assumir a direção de um espaço por onde circulam cerca de 7 mil pessoas diariamente, enfatizando a necessidade de diálogo com demais magistrados, servidores e com o jurisdicionado para o exercício de uma gestão eficaz. “Diante da grandiosidade desse Fórum, que conta com 138 magistrados e 176 terceirizados, desejo ser um elemento facilitador dessa convivência e, bem por isto, manterei abertas as portas para que possamos debater, sempre em busca das melhores soluções para a boa prestação de serviços à sociedade”, observou.

Durante o discurso, Paula Malta também agradeceu o apoio do juiz Gleydson Lima, que exerceu a direção do Fórum no biênio 2018/2020, e aos demais magistrados e servidores no exercício do seu trabalho e no incentivo para assumir o novo cargo. “Ao colega Gleydson Lima, além do agradecimento profundo por sua ajuda inestimável na transição, não poupando esforços para suavizar esta caminhada que hoje passo a trilhar, minha permanente admiração pelo trabalho magnífico que realizou na Diretoria do Foro, reconhecido por todos nós que aqui exercemos nossas atividades. Desejo-lhe muita sorte na Corregedoria. Agradeço também aos colegas que me encorajaram, que acolheram meu nome com tanta generosidade, digo que todos são destinatários de minha gratidão”, disse.

Na solenidade, o presidente do TJPE, desembargador Fernando Cerqueira, destacou que para dirigir o Fórum do Recife o magistrado precisa ter competência técnica e também a competência de gestão, além de bom relacionamento. "Ela reúne todas essas qualificações. É uma juíza altamente organizada, produtiva, extremamente profissional. Portanto, acho que fiz a escolha certa", enfatizou. A desembargadora Daisy Andrade ressaltou a importância da posse de Paula Malta para a sociedade. "É um momento único para o Judiciário, principalmente para as colegas mulheres. As magistradas estão felizes com essa posse", disse. 

Perfil - Paula Malta ingressou no Judiciário em 1991 depois de ser aprovada em um concurso público. Dos 12 selecionados no certame, 10 eram homens e duas mulheres. A primeira missão foi atuar na Comarca de Gameleira, na Mata Sul do Estado, a 97 km do Recife. Passou por Paulista, na Região Metropolitana do Recife e, após seis anos, chegou à capital, onde atua desde 1997, quase sempre em varas de Família.

......................................................................................
Texto: Ivone Veloso  |  Ascom TJPE
Foto: Roberto Fernandes | Cacoete Produções | Ascom TJPE