Navegação do site
O Grupo de Estudos e Apoio à Adoção de Recife (Gead) realizou, no sábado (13/7), uma reunião virtual via Google Meets, com a temática “Processo educativo dos filhos: nenhuma pergunta sem resposta”. A participação foi exclusiva para pretendentes à adoção que possuem certificado de participação do Gead.
A discussão foi mediada pela vice-presidente do Gead Recife, Suzana Schettini, psicóloga e mãe por adoção; e pelo diretor do Gead Recife, Éden Figueiredo, cirurgião dentista e pai por adoção. Os facilitadores trouxeram suas experiências e conhecimentos para esclarecer possíveis dúvidas sobre o processo educativo de filhos adotivos. Essa foi uma oportunidade valiosa para pais adotivos e futuros adotantes obterem orientações especializadas.
A participação em Grupos de Apoio à Adoção (GAAs), em algumas comarcas, é um pré-requisito obrigatório para ingressar no processo de adoção. Embora não seja mandatório em todas as comarcas, o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) recomenda a participação nas reuniões dos GAAs, para preparar os pretendentes à adoção e orientar em relação às especificidades e desafios da filiação adotiva e no pós-adoção, fortalecendo as famílias e contribuindo para adoções mais seguras e perenes.
A inciativa é uma colaboração com o TJPE, a Prefeitura do Recife, o Centro Comunitário da Paz (Compaz), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Pernambuco, a Associação Pernambucana de Grupos de Apoio à Adoção (Apega), a Associação Nacional de Grupos de Apoio à Adoção (Angaad) e Movimento Nacional de Adoção (MNA).
..............................................................................................................
Texto: Victória Brito | Ascom TJPE