Navegação do site
Confira as fotos da reunião AQUI.
Na última segunda-feira, dia 6 de maio, a Diretoria-Geral da Escola Judicial de Pernambuco (ESMAPE) e o Sindicato dos Servidores do Judiciário do Estado de Pernambuco (SINDJUD-PE) promoveram uma reunião estratégica de suma importância para o aprimoramento e alinhamento das políticas educacionais voltadas aos servidores (as) do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). O encontro contou com a participação do Diretor-Geral da ESMAPE, Desembargador Jorge Américo, Coordenador Geral do SINDJUD-PE, Giuseppe Mascena, o Coordenador de Finanças do SINDJUD-PE, Alcides Campelo, o Supervisor da ESMAPE, Sílvio Romero Beltrão, o Coordenador do IDEIAS (Instituto de Desenvolvimento de Inovações Aplicadas), José Faustino Macêdo, o Coordenador dos Cursos de Informatização Jurídica, Haroldo Sobrinho, a Coordenadora da Diretoria de Aperfeiçoamento de Servidores, Fernanda Chuahy, e Izabella Pimentel, secretária-executiva da Escola Judicial.
Entre os temas debatidos, destacam-se:
1. Provimento número 01/2024: Uma discussão aprofundada sobre as motivações por trás da criação deste provimento, que visa lidar com a inaptidão dos alunos para os cursos oferecidos pela ESMAPE. O provimento, embasado nas diretrizes da ENFAM, foi tema de esclarecimentos e diálogo entre a diretoria da escola e o sindicato, buscando mútuo entendimento e alinhamento.
2. Aproveitamento de servidores (as) nos cursos da ESMAPE (2022-2023): Avaliação do engajamento dos servidores nos cursos oferecidos nos últimos dois anos, visando otimizar as práticas de capacitação e desenvolvimento profissional.
3. Cursos de convocação e temáticas: Exploração dos temas dos cursos de convocação oferecidos, colimando adequá-los às demandas atuais do Judiciário pernambucano e garantir uma formação abrangente e relevante para os servidores.
4. Capacitação de 4408 servidores(as) em Maio: Um importante marco a ser alcançado em maio, onde um significativo número de servidores serão capacitados, fortalecendo suas habilidades e conhecimentos para melhor servir à sociedade pernambucana.
5. Nivelamento de pagamento para docência: Discussão sobre a necessidade de nivelamento de pagamento entre magistrados e servidores que atuam como docentes na ESMAPE, pautado pelas diretrizes da ENFAM e CNJ, conforme estabelecido pela Portaria Nº07, de 6 de maio de 2024.
6. Novo horário de expediente no fórum: Apresentação e discussão sobre o novo horário de expediente no fórum, que além de trazer economia, promove a adaptação de muitos servidores para o trabalho remoto, otimizando recursos e processos.
7. Cinco pós-graduações em parceria com a UFPE: Anúncio das cinco pós-graduações a serem realizadas em parceria com a UFPE, abrangendo temas fundamentais como Decisões Judiciais, Direito Civil e Empresarial, Direito Penal, Direito Processual Penal, e Direito Constitucional, Administrativo, Tributário e Previdenciário. Com 100 vagas em cada turma, na modalidade EAD e Remota Síncrona, essas pós-graduações serão gratuitas para os servidores do TJPE, beneficiando também aqueles do interior do estado.
8. Melhorias na infraestrutura da ESMAPE: Destaque para as melhorias na infraestrutura da ESMAPE, incluindo a reforma do espaço público, visando torná-lo mais acolhedor e funcional, com a inauguração de um novo laboratório de informática com capacidade para 60 pessoas.
A reunião entre a ESMAPE e o SINDJUD-PE demonstra o compromisso mútuo em promover o aprimoramento contínuo dos servidores (as) com a troca de ideias e o alinhamento de objetivos em prol da excelência na prestação do serviço público e na promoção da justiça em Pernambuco.
.......................................................................................
Texto: Pedro Pequeno | Esmape TJPE
Fotos: Gleber Nova | Esmape TJPE