Notícias

Em nome da acessibilidade e da transparência, TJPE realiza 1ª sessão com tradução simultânea para Libras

 
O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) realizou, nesta segunda-feira (19-12), sua primeira sessão com transmissão ao vivo e com tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). A sessão foi transmitida pelo canal do Tribunal no YouTube.
 
Os tradutores Luiz Gustavo Melo, Thais Gonzalez Borges e Marina Gabrielle Alves  se revezaram durante os julgamentos da Sessão Extraordinária da 1ª Câmara Cível, na Sala de Sessões Cíveis, no Palácio da Justiça.
 
Todos os magistrados fizeram questão de destacar a relevância da iniciativa, viabilizada a partir de uma ação conjunta da Governança, Assessoria de Comunicação Social (Ascom), Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) e Administração do Palácio da Justiça.
 
O presidente do TJPE, desembargador Luiz Carlos de Barros Figueirêdo, também ressaltou a importância da ação. "Buscamos permanentemente reafirmar nosso compromisso com a acessibilidade e a transparência na gestão do Judiciário pernambucano. Nosso propósito é ampliar todas as ações neste sentido", disse.
 
Coordenador executivo da Governança do TJPE, o juiz Élio Braz Mendes seguiu na mesma linha. "Inauguramos nessa data um projeto para instalar em todas as sessões a transmissão com tradução para Libras, iniciativa que vai ao encontro do que pede o Conselho Nacional de Justiça. Temos muita alegria de apresentar ao público nosso projeto-piloto. O presidente Luiz Carlos Figueirêdo e o corregedor-geral da Justiça, desembargador Ricardo Paes Barreto, estão de parabéns".
 
Presidente da 1ª Câmara Cível, o desembargador Fábio Eugênio Dantas de Oliveira Lima também fez questão de fazer o registro na abertura dos trabalhos. "Esta sessão está sendo transmitida e traduzida para a Língua Brasileira de Sinais, o que é uma iniciativa inspiradora para todos nós".
 
Clique AQUI e veja a sessão histórica. 
 
..................................................
Texto e foto: Saulo Moreira | Ascom TJPE