Notícias

Em Caruaru, ação de cidadania promoveu atendimentos à população

Magistrados visitam sala de atendimento, onde pessoas são atendidas

Magistrados do TJPE e parcerios acompanham atendimento

Pouco antes do recesso forense de meio do ano, os poderes Judiciário e Executivo e diversas instituições se uniram em prol de atividades voltadas aos moradores de Caruaru. Serviços jurídicos, educacionais e médicos foram oferecidos na Ação Integrada de Cidadania, que ocorreu na Escola Estadual Dom Miguel de Lima Valverde, em 16 de junho, e foi promovida pelo Governo Presente. A participação da Asces-Unita, por exemplo, foi resultado de uma parceria com o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). Confira as fotos do evento AQUI.

Durante a atividade, o suporte do TJ pernambucano se deu través da Comissão de Direitos Humanos (CDH) e com o apoio da Vara de Execução de Penas Alternativas (Vepa) e do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), que disponibilizou uma unidade móvel para atendimentos à população e orientações sobre conciliação e mediação. A ação foi prestigiada pelos desembargadores Adalberto de Oliveira Melo, Bartolomeu Bueno e Waldemir Tavares de Albuquerque Filho, integrantes da CDH TJPE; pelos juízes Marupiraja Ramos Ribas e Flávio Fontes; e por servidores.

Na ocasião, o presidente do TJPE, Adalberto de Oliveira Melo, visitou os serviços oferecidos pela Asces-Unita e reforçou a importância desse tipo de parceria em prol da população. “O acesso a serviços é direito de todo cidadão, independente de raça, credo ou opinião política, sem discriminação, e isso tem que se transformar em um trabalho diário e permanente. A Asces-Unita, por ser um centro de pesquisa e ciência, com vários serviços de extensão sendo oferecidos, é um parceiro de grande importância nesta missão”, explicou.

Dona Maria das Graças foi uma das usuárias que usufruiu dos serviços da Asces-Unita, fazendo o teste de glicemia e aferindo a pressão. Para ela, essas iniciativas facilitam a vida de quem precisa. “Esse é um evento muito importante porque, muitas vezes, as pessoas não têm tempo de ir fazer o exame e aqui a gente já faz um resumo de tudo que vai precisar”, afirmou.

Casa da Justiça e Cidadania – Durante a visita, o desembargador-presidente Adalberto de Oliveira Melo adiantou que a Asces-Unita será parceira do Tribunal em mais uma ação que trará diversos benefícios para a comunidade caruaruense: a implantação da Casa da Justiça e Cidadania. 

Trata-se de uma unidade multifuncional que visa a promover o desenvolvimento de ações destinadas à efetiva participação do cidadão e de sua comunidade na solução de seus problemas e sua aproximação com o Poder Judiciário, além de servir de sede e apoio logístico aos agentes comunitários de justiça e cidadania. Esta será a primeira unidade do serviço em Caruaru, que possui instalações em Toritama, Recife, Olinda e Fernando de Noronha.

Ação Integrada de Cidadania – Além do TJPE e do Governo, por meio da Secretaria Estadual Desenvolvimento Social, Criança e Juventude e demais secretarias de Estado, participaram da ação a Associação dos Cônjuges de Magistrados do Estado de Pernambuco (Acmepe); o Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-PE); o Sindicato dos Oficiais de Justiça de Pernambuco (Sindojus-PE); a Associação dos Servidores Poder Judiciário de Pernambuco (ASPJ-PE); a Associação José Morais de Assistência Social (Amas); a Prefeitura de Caruaru; e a Defensoria Pública.

A Associação Caruaruense de Ensino Superior (Asces) participou através da atuação de acadêmicos e professores das áreas de Direito, Odontologia, Educação Física, Fisioterapia, Biomedicina, Enfermagem, Nutrição e Serviço Social. Instituições privadas também apoiaram o projeto, que foi totalmente gratuito.
.....................................................................................................................................................
Texto: Francisco Shimada | Ascom TJPE – Com informações da Asces-Unita
Fotos: Agência Rodrigo Moreira