Notícias

Dia do conciliador e mediador é comemorado nesta sexta-feira (23/9)

Duas pessoas apertando a mão em sinal de acordo
 

O Dia do Conciliador e do Mediador Judicial e Extrajudicial é comemorado nesta sexta-feira (23/9). No Tribunal de Justiça de Pernambuco são cerca de 300 conciliadores especializados que atuam para a solução consensual e pacífica de conflitos. Pernambuco é considerado referência no país pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) sobre o tema com o trabalho desses profissionais em diversos programas a iniciativas,

Espaços como Casas de Justiça e Cidadania, Centros Judiciários de Solução de Conflitos, Câmaras Privadas de Conciliação, Juizados Especiais do Estado são os locais em que esses profissionais atuam fazendo a diferença, diminuindo a judicialização de causas, e desafogando o judiciário. Projetos como o Justiça Itinerante tem se destacado ao longo dos anos no TJPE, levando a conciliação e a orientação jurídica por meio de uma unidade móvel que percorre todo o estado. 

"Os maiores responsáveis pelo sucesso do Nupemec e que estão na linha de frente dos nossos trabalhos são os conciliadores. Razão pela qual devemos comemorar com grande entusiasmo o dia desses que são tão importantes para a efetivação da Justiça pelo sistema Multiportas, em benefício do Poder Judiciário e de toda a sociedade", pontua o coordenador geral do Núcleo de Conciliação (Nupemec), desembargador Erik Simões. 

A capacitação tem sido fundamental para o sucesso desses profissionais, que são atualizados por meio de cursos promovidos pelo CNJ e pela Escola Judicial do TJPE de forma permanente, buscando a melhor forma de solução dos conflitos e promovendo de fato a pacificação social.

…………………………………..
Texto: Ivone Veloso  | Ascom TJPE
Imagem: iStock