Navegação do site
O supervisor da Escola Judicial de Pernambuco (Esmape), juiz Silvio Romero Beltrão, foi um dos palestrantes na terça-feira (15/10), no primeiro dia da Expojud 2024, o maior evento de inovação do Judiciário no Brasil. O encontro ocorreu até a última quinta-feira (17/10), no Royal Tulip, em Brasília. Professor adjunto da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e docente na Esmape, o magistrado abordou o tema "Fato Jurídico e a construção da Inteligência Artificial".
A Escola Judicial de Pernambuco também foi representada no evento pelo coordenador do Instituto de Inovações Aplicadas (IDEIAS), juiz José Faustino Macedo. Coordenador de governança da Presidência do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e atuando na Diretoria de Tecnologia da Informação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o magistrado realizou palestra na quinta-feira sobre o documentário “Júris Máquina”.
O TJPE também esteve representado no evento pelo desembargador Alexandre Freire Pimentel. Pós-doutor pela Universidade de Salamanca, ele falou na quarta-feira sobre o tema "Algoritmização da atividade jurisdicional - Diagnóstico empírico sobre o uso da IA Generativa na confecção de minutas de decisões". Na quinta-feira, ele integrou o painel “Regulação de plataformas digitais: equilíbrio entre liberdade, transparência e responsabilidade na internet”.
O primeiro dia do evento contou com a participação da secretária de Tecnologia da Informação e Comunicação do TJPE, Juliana Neiva, que integrou a equipe do treinamento "Transformação digital da justiça e a importância da parceria com o BID".
O Expojud, Congresso de Tecnologia, Inovação e Direito para o Ecossistema da Justiça, está em sua oitava edição e foi realizado pelo J.Ex, sob o comando do advogado, escritor e ativista da inovação Ademir Piccoli. O evento reuniu exposição e treinamento, com a proposta de refletir sobre o Judiciário diante da evolução tecnológica.
----------------------------------------------------------
Texto: Paula Imperiano
Imagem: Cortesia