Navegação do site
Instrutora Luciana Muniz incentiva o autoconhecimento para atender melhor o público
Trabalhar o autoconhecimento, identificar as competências, desenvolver a empatia e as formas de comunicação fez parte do conteúdo abordado pelo curso "Humanização e excelência no atendimento", que terminou na manhã de hoje (11/08), no Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano, e foi oferecida pela Escola Judicial do Tribunal de Justiça de Pernambuco (Ejud-TJPE).
O curso foi ministrado pela servidora Luciana Muniz Shafhauzer, gerente de relacionamento da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) e totalizou 12 horas/aula. Ela adotou técnicas de interação entre os participantes para levá-los a percepção de si mesmo, incentivando-os à reflexão e conscientização de seu papel dentro da sociedade, enquanto servidor público. "O servidor público, como a própria nomenclatura diz é servir ao público. Devemos servir de maneira particularizada, porque as pessoas têm necessidades e expectativas diferentes", enfatizou.
A reflexão incentiva a mudança positiva de atitude e expõe a responsabilidade do servidor e magistrado de mudarem a imagem que a sociedade tem da prestação jurisdicional. "A pessoa precisa querer mudar. Sabermos que mudança de comportamento ocorre a médio e longo prazo, mas o servidor sai do curso motivado a ser a mola propulsora desta mudança", pontua Luciana Muniz.
Para Hugo Clayton Bezerra Leite, da 8ª Vara Cível da Capital, o curso deveria ter uma carga horária maior. "A gente lida com muitas situações difíceis no dia a dia e a troca de experiência com o grupo favorece o conhecimento".
Jane Carvalho Moraes, oficiala de justiça da Central de Conciliação, Mediação e Arbitragem da Capital, trabalha com o público externo e, na maioria das vezes, com pessoas com menos escolaridade e com baixo poder aquisitivo. "Levo deste curso a certeza que temos de valorizar o ser humano. O trabalho me leva à casa do jurisdicionado, que nos espera sem ter muitas informações de seus direitos e deveres. Aprender a ouvi-lo e esclarecer no que for necessário, é o meu dever".
Confira as fotos: https://www.flickr.com/photos
..............................................
Texto: Joseane Duarte
Fotos: Gleber Nova