Navegação do site
Presidente do TJPE, Des. Leopoldo Raposo; Ministra Margarita Leonor; diretora da Escola Judicial, Dra. Myriam Ávila e o diretor da Escola Judicial/TJPE, Des. Eurico de Barros na Corte Suprema de Justiça
O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Leopoldo de Arruda Raposo, e o diretor geral da Escola Judicial, desembargador Eurico de Barros Correia Filho, estão na Colômbia desde segunda-feira (25/07), para conhecer o trabalho do Poder Judiciário das cidades de Bogotá e Medellín.
A visita tem como objetivo firmar convênios e intercâmbios de cooperação acadêmica e técnica entre o Poder Judiciário dos dois países. Os desembargadores visitaram a Escola Judicial Rodrigo Lara Bonilla e foram recebidos pela ministra da Corte Suprema de Justiça, Margarita Leonor Cabello Blanco e pela diretora da Escola, Dra. Myriam Ávila de Ardila.
Logo depois, os desembargadores foram recebidos pelos magistrados no Conselho do Estado. O presidente do TJPE discursou sobre a necessidade do Judiciário se aproximar do cidadão e coube ao desembargador Eurico de Barros falar, em espanhol, sobre a responsabilidade das escolas judiciais brasileiras na seleção e capacitação de juízes. Ele citou também as dificuldades no recrutamento de magistrados, a dificuldade de se encontrar um método ideal, já que no Brasil se exige o mínimo de três anos de prática jurídica para a função.
O diretor geral da Escola Judicial destacou que o elevado número de demandas judiciais, em torno de 100 milhões, obriga o Judiciário brasileiro a procurar soluções urgentes, entre elas de conhecer e adotar boas práticas e iniciativas de outros tribunais, incluindo os internacionais.
A visita tem objetivo de fazer acordos de intercâmbios entre as escolas judiciais de Pernambuco e Bogotá
O presidente do TJPE e o diretor geral da Escola Judicial também foram recebidos pelo presidente do Conselho de Justiça da Colômbia. Logo depois, os desembargadores seguiram para a visita às instalações da Escola Judicial, acompanhados pela diretora da instituição e pela ministra da Suprema Corte de Justiça.
Desde terça-feira (26/07), o presidente do TJPE e o diretor geral da Escola Judicial estão na cidade de Medellín para conhecer programas sociais integrados com a justiça. A viagem se estende até quinta-feira (28).
Acesse mais fotos: https://www.flickr.com/photos/142376829@N04/sets/72157670862472232/
........................................
Texto: Joseane Duarte
Fotos: Diretoria/Escola Judicial