Notícias

Novos promotores de Justiça do MPPE realizam visita institucional à Esmape



Os novos promotores de Justiça do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) fizeram visita institucional à Escola Judicial de Pernambuco (Esmape), na quarta-feira (23/10), ocasião em que foi feita uma palestra sobre as ferramentas de Inteligência Artificial Generativa (IA-GEN). A visita foi prestigiada pelo diretor-geral da Esmape, desembargador Jorge Américo, e pela vice-diretora-geral da instituição, desembargadora Daisy Andrade Pereira, contando também com a presença do procurador-geral de Justiça do MPPE, Marcos Carvalho.


 

No evento, o diretor da Escola Superior do MPPE (Esmp), o promotor Frederico Oliveira, explicou aos participantes a importância das novas tecnologias. “A IA não vai ocupar o lugar do profissional, mas quem não usá-la vai perder o seu lugar”, refletiu.

 

Os trabalhos sobre o ensino da aplicação de IA no Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) foram apresentados pelos docentes da Esmape, o juiz Haroldo Carneiro Leão e os servidores Irving Holanda e Guilherme Carvalheira. Em sua fala, Haroldo Carneiro Leão destacou o potencial da ferramenta para tornar o sistema judicial mais eficiente e eficaz.

O docente Irving Holanda mostrou performances das ferramentas de IA-GEN e iniciou sua apresentação exibindo vídeo do ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), onde o magistrado sintetiza o uso da IA como mais um instrumento a serviço da Justiça de forma entusiasmada: “Em cinco segundos, o programa Victor, ferramenta de IA, faz o que 100 servidores fariam em um dia com relação a admissibilidade de recursos”. Na fala, o Ministro Fux afirmou que a ferramenta pode trazer para o desafogamento do sistema judiciário e, consequentemente, para a agilidade e eficiência no atendimento ao cidadão.

O docente Guilherme Carvalheira lembrou ser a IA uma grande rede neural feita para simular o cérebro humano, a partir de grandes modelos de linguagens (GML) baseados em algoritmos, reforçando o conceito de que a IA é um assistente, nunca um substituto. A visita foi dividida em três etapas, aprofundando informações sobre formas de uso da IA pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco, a partir dos cursos ofertados pela Esmape.
----------------------------------------------------------------------------------

Texto - Paula Imperiano
Fotos - Aline Sales (cortesia MPPE), Thyago Silva e Jairo LIma