Notícias

Nova mesa-diretora da Esmape faz sua primeira reunião

A nova Mesa Diretora da Escola Judicial de Pernambuco, sob direção-geral do desembargador Jorge Américo Pereira de Lira, se reuniu pela primeira vez, nesta segunda-feira (19/02), para os detalhamentos das estratégias e ações que serão realizadas nos próximos meses. Além do diretor-geral, o encontro contou com a participação da vice-diretora-geral, desembargadora Daisy Andrade Pereira, e o supervisor, juiz Sílvio Romero Beltrão. Também participaram os coordenadores das diretorias de Formação de Aperfeiçoamento de Magistrados e Servidores, respectivamente o juiz Edmílson Cruz Júnior e a juíza Fernanda Chuay; o coordenador do Instituto de Inovações Aplicadas (Ideias), juiz Faustino Macêdo, e a secretária-executiva, Izabella Pimentel.
Várias iniciativas foram definidas, a exemplo da oferta de cinco novos cursos de pós-graduação, nas áreas de Decisões Judiciais; Direito Civil e Empresarial; Direito Penal; Direito Processual Penal, e Direito Constitucional, Administrativo, Tributário e Previdenciário. Também foi definida a reativação de cursos de extensão nas Comarcas do Interior. Outra programação que será realizada irá contemplar a capacitação e treinamento nos diversos sistemas utilizados pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco – TJPE, de forma itinerante e permanente nos polos das circunscrições judiciárias de todo o estado.
Foi definida como principal atividade do Instituto Ideias o desenvolvimento de pesquisa e implantação de ferramenta de Inteligência Artificial para apoio na elaboração da escrita jurídica e outras atividades desenvolvidas pelos(as) servidores(as), magistrados(as). Para tanto estão previstas visitas técnicas em outros Tribunais com experiências exitosas na área e com implantação da ferramenta. Outra novidade definida na reunião foi a atualização da Portaria Nº 01/2021, que trata de retribuição financeira pelo exercício de atividade docente: os valores serão   uniformizados para  magistrados(as) e servidores(as), aplicando-se para tanto o critério da titulação.


--------------
Texto: Paula Imperiano
Foto: Jairo Lima