Notícias

Esmape realiza o I Fórum Pernambucano da Infância e Juventude

 


Desembargador Eurico de Barros Correia representou o presidente do TJPE, desembargador Leopoldo Raposo

 

Na última quinta-feira (23) foi realizado o I Fórum Pernambucano da Infância e Juventude promovido pela Escola Judicial de Pernambuco (Esmape), no Salão do Pleno do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).

Compôs a mesa de abertura: o diretor-geral da Esmape, desembargador Eurico de Barros Correia Filho, representando o presidente do TJPE, desembargador Leopoldo Raposo; o coordenador da Infância e Juventude, desembargador Luiz Carlos Figueiredo; o coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça da Infância e da Juventude (CAOPIJ), promotor de Justiça Luiz Guilherme da Fonseca Lapenda; e o desembargador estadual Stênio Neiva. Confira o álbum de fotos (aqui).

“A missão da Escola Judicial é qualificar e aperfeiçoar magistrados e servidores para trabalharem nos processos de adoção e agilizá-los. Porque depois que as crianças atingem idade avançada fica mais difícil a adoção, muitas delas terminam ficando nos abrigos, engrossando a estatística da marginalidade e se tornando um gasto para o Estado. Reconhecemos que tem de haver uma política pública, mas o Judiciário precisa cooperar com esta situação e mudar esse quadro”, afirmou desembargador Eurico de Barros Correia.

O desembargador Luiz Carlos Figueiredo falou sobre o currículo da palestrante, Cláudia de Freitas Vidigal, enfatizando sua atuação no cargo de Secretária Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente da Secretaria Especial de Direitos Humanos do Ministério da Justiça e Cidadania. “Dra. Cláudia deu outro olhar ao processo de adoção, democratizando-o”.

A psicóloga Cláudia Vidigal, por sua vez, abordou “O tempo da criança e do adolescente e o tempo dos processos: o descompasso cruel”, retratando a morosidade do processo de adoção no Brasil. Participaram magistrados e servidores.

 

 

 

...................................................

Texto: Joseane Duarte

Fotos: Gleber Nova