Notícias

Esmape promove curso para servidores(as) sobre uso da Inteligência Artificial no processo de licitação

Sala de aula na Esmape. Na imagem aparecem os alunos e o professor, além de computadores.
 

Com o objetivo de capacitar os(as) servidores(as) do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) para que utilizem a Inteligência Artificial (IA) como instrumento de apoio à celeridade, efetividade e eficácia dos processos de contratação, a Escola Judicial de Pernambuco (Esmape) promoveu o curso sobre o processo de licitação e o uso de Inteligência Artificial, com foco na ferramenta ChatGPT. As aulas aconteceram presencialmente nesta segunda-feira (28/4) e terça-feira (29/4) e também contaram com a participação de servidores(as) do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE).

Resultado de uma parceria entre a Esmape e o TRE-PE, o curso foi ministrado pelo secretário de Administração do TJPE, Nelson Norberto. O docente falou sobre a relevância da IA no Judiciário e explicou o passo a passo para a utilização do ChatGPT, ressaltando a importância do uso eficiente da ferramenta tecnológica. 

Professor Nelson Norberto em sala de aula da Esmape. “Hoje não dá para viver sem Inteligência Artificial. Desde o momento em que você acorda até a hora de dormir, há interação com a IA. No mercado de trabalho, não é diferente. No nosso caso, a Inteligência Artificial, principalmente a generativa, auxilia na confecção de artefatos de processo de licitação, melhorando a redação, a busca por padronização, a segurança Jurídica, a eficiência e eficácia nos processos de contratação. Isso protege todos aqueles que participam das barreiras de segurança do processo de contratação e, sobretudo, os ordenadores de despesa, que, no caso, o nosso presidente em especial”, disse o professor Nelson Norberto. 

A servidora da Corregedoria Geral da Justiça de Pernambuco (CGJ-PE) Alda Nery participou das aulas. “Este curso foi excelente, pois abordou uma área em expansão: a Inteligência Artificial. Estudamos uma parte mais teórica e depois colocamos em prática tudo o que aprendemos. Mesmo sendo um curso específico para licitação, conseguimos aplicar em outras áreas. No meu caso, na Corregedoria, pela dinâmica das aulas e a didática do professor. Assim, absorvemos bastante conteúdo e iremos transportar para a nossa área no dia a dia”, frisou. 

O servidor do Setor de Contratações do TRE-PE Tales Santos também foi um dos alunos da iniciativa. “O curso apresentou o que já estamos vivenciando no dia a dia. A Inteligência Artificial, como o ChatGPT, é uma ferramenta que utilizamos cada vez mais. Por isso, há uma demanda para que possamos usar esse tipo de ferramenta para acompanhar as exigências da sociedade, como processos mais rápidos, eficientes e que entreguem os resultados esperados”, afirmou.

 

--------------------------------------

Texto e fotos: Carolina Cerqueira | Esmape