Navegação do site
Confira o álbum de fotos do evento AQUI.
Na abertura do 1º encontro Saúde e Longevidade – Esmape/Rede D’Or, o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Ricardo Paes Barreto, elogiou a realização do evento pela Escola Judicial de Pernambuco (Esmape): “Agradeço a iniciativa de um evento dessa magnitude, que demonstra um sentimento diferenciado no âmbito da Justiça”. Lembrando que o envelhecimento acelerado no Mundo é uma das preocupações da Organização Mundial de Saúde, ele salientou: “Ao fomentar a reflexão sobre o tema, a Esmape dá efetivo contributo a esse debate tão atual”. O magistrado cumprimentou também a Rede D’Or “pelo tratamento interpessoal com segmentos da sociedade”, no caso, servidores e magistrados do TJPE.
Sendo este o primeiro grande evento científico da atual gestão da Esmape, que tomou posse neste mês de fevereiro, o diretor-geral da Escola Judicial, desembargador Jorge Américo Pereira de Lira, fez um anúncio importante: “Eu particularmente tenho muito entusiasmo pela multidisciplinaridade. Não vamos nos limitar a discutir apenas o fenômeno jurídico. Sempre que possível, vamos discutir temas que interessam a todos nós como cidadãos: economia, política, religião, medicina, filosofia, sociologia, psicologia. A escola será aberta, plural. Hoje estamos dando um pontapé inicial nesse projeto de abrir a escola para a sociedade”, ressaltou.
O diretor regional de relações institucionais da Rede D’Or, Romualdo Rodrigues de Almeida Filho, também saudou os participantes: “Nosso objetivo é trazer informações médicas qualificadas a todos os presentes”, definiu. Em seguida, apresentou vídeo institucional da Rede D’Or, que administra quatro hospitais no Recife - São Marcos, Memorial São José, Esperança Recife e Esperança Olinda. Na sequência, apresentou também o projeto do Memorial Star, em construção no bairro recifense do Paissandu, com a proposta de ser um dos mais qualificados hospitais do Brasil.
Além dos nomes já citados, compuseram a abertura do evento o supervisor da Esmape, juiz Sílvio Romero Beltrão; a diretora da Escola Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), desembargadora substituta Virgínia Gondim Dantas; e o diretor da Escola Judiciária do Tribunal Regional do Trabalho 6ª Região (TRT-6ª), desembargador Ivan Alves. Na plateia, nomes como a vice-diretora-geral da Esmape, desembargadora Daisy Andrade, e o diretor do Fórum do Recife, juiz Saulo Fabianne.
O evento teve como keynote o gastro-hepatologista Raimundo Paraná, diretor do Hospital Aliança, da Rede D’Or Bahia; ex-presidente da Associação Latino-americana de Fígado. Falou sobre o tema “Fake News em Saúde: Um Problema de Saúde Pública”. Mostrou malefícios de indicações de tratamentos via redes sociais e também sérios à saúde causados pelo uso de vitaminas e suplementos ditos naturais sem estudos científicos consistentes. Fez alertas sobre o uso inadequado de drogas como cloroquina ou ivermectina. Por vários momentos, ele teve que interromper sua conferência diante de aplausos.
Painel Processo de Envelhecimento
Os trabalhos do turno da manhã se deram em torno do painel “Processo de Envelhecimento” com três abordagens. O primeiro painelista, o gerontólogo Marcelo Cabral, coordenador do Programa de Longevidade do Hospital Esperança, falou sobre o tema “Como Viver até os 100 Anos”. Apoiado em diversas pesquisas, em especial da Universidade de Harvard, salientou a importância de cuidados como alimentação natural, meditação e administração do stress como pilares da longevidade.
A também geriatra Fátima Knappe, coordenadora do Serviço de Geriatria e do Programa de Longevidade do Hospital Memorial São José, falou sobre o tema “Caminhos para o Envelhecimento Bem-Sucedido”. Destacou serem cuidados com o físico tão importantes como aqueles com a saúde mental, em especial, via, por exemplo, laços afetivos com amigos e familiares, além de propósitos de vida, para se conquistar um envelhecimento saudável.
A neurologista Silvana Sobreira, coordenadora da Neurologia dos hospitais Memorial São José e Esperança Recife, falou sobre o tema; “Longevidade Cerebral: Quando Devo me Preocupar com o Esquecimento? ”. Preceptora da Residência de Neurologia Hospital do Hospital da Restauração, ela salientou que o esquecimento faz parte do envelhecimento e destacou a importância de itens como sono e hábitos de consumo livre de itens como refrigerantes zero açúcar para se manter distante de problemas como Alzheimer e demências. E destacou: “o maior desafio é a gente se vencer”.
A parte da tarde foi voltada a oficinas, divididas entre os auditórios Nildo Nery dos Santos e Itamar Pereira. Como um dos painéis de abertura do turno, ”Endocrinologia e Nutrição”, onde falaram o endocrinologista Fabio Moura, do Hospital Memorial São José, preceptor da Residência em Endocrinologia e Metabologia do IMIP, e a nutricionista Fabiana Pedrosa, dos centros médicos da Rede D'Or em Pernambuco. O outro painel de abertura da tarde discutiu o tema “Saúde Digestiva”, onde falaram a gastro-hepatologista Norma Arteiro, do Memorial São José, e o cirurgião geral Marconi Meira, chefe da Cirurgia Geral do Hospital Memorial São José.
Os dois outros painéis da tarde dividiram públicos por gêneros: “Saúde do Homem - Mitos e Verdades” e “Saúde da Mulher - Mitos e Verdades”. No primeiro, o urologista Leonardo Gomes, coordenador do Serviço de Urologia do Hospital São Marcos e também diretor-geral do SAMU Metropolitano do Recife; e o urologista Tibério Moreno, coordenador do serviço de Urologia do Memorial São José. No segundo, a ginecologista Simone Carvalho, coordenadora médica da Ginecologia e Obstetrícia da Maternidade do Memorial São José; e o ginecologista Luiz Lippo, especialista em Ginecologia e Obstetrícia do Memorial São José e preceptor da Residência Médica de Ginecologia e Obstetrícia da Universidade de Pernambuco
-------------------------
Texto: Paula Imperiano
Fotos: Jairo Lima e Gustavo Guerra