Notícias do IDEIAS

Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia visita a Esmape: “Saio daqui com as melhores impressões possíveis”

Confira as fotos da visita AQUI.

Nesta terça-feira, 4 de abril, a Esmape recebeu a visita do presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), desembargador Nilson Soares Castelo Branco, em comitiva para conhecer de perto o funcionamento e os espaços da Escola Judicial de Pernambuco. Foi ciceroneado pelo diretor-geral da Esmape, o desembargador Francisco Bandeira de Mello; o ouvidor do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Eduardo Sertório; o supervisor da Esmape, juiz Sílvio Romero Beltrão; e a Secretária de Tecnologia e Informação (Setic) do TJPE, Juliana Neiva.

O grupo percorreu diversos ambientes da Esmape, incluindo estúdio de gravações e as salas moduláveis. No Espaço Alumiar de Ideias, especificamente voltado à inovação, ela se ateve por mais tempo, porque o evento foi motivado exatamente por referências sobre o ambiente inovador da entidade. “Tecnologia é reprodução e disseminação do conhecimento”, definiu o magistrado baiano, entusiasmado com o que viu.

O diretor–geral da Esmape apresentou ambientes falando, entre outros temas, do avanço dos cursos híbridos, onde o formato presencial se associa a transmissões remotas para facilitar o acesso aos discentes de áreas distantes. Salientou também o empenho da Esmape em reciclagem de mobiliário preexistente, dentro de padrões também inovadores, observando recomendações de sustentabilidade ambiental e com o uso de padrões estimulantes ao aprendizado.

Destacou ainda o funcionamento de cursos de formação de laboratoristas usando metodologias ativas de ensino para ampliar o processo de inovação e incentivar a participação: “Estudar é para a vida toda”, definiu o desembargador. O ouvidor do TJPE, complementou: “Deixamos de ser estudantes e virarmos estudiosos”. O supervisor, Silvio Beltrão, lembrou que a Escola está em constante construção: “Onde vemos algo que dá para aproveitar, registramos e tentamos” explicou.

Após a visita, o magistrado baiano deixou claro o seu entusiasmo: “A Bahia tem uma tradição de criatividade, mas nesta área, o Recife certamente superou a Bahia, porque é com encantamento que verificamos as múltiplas inovações realizadas aqui. Minhas impressões são as melhores possíveis”, definiu.

Nilson Castelo Branco disse que começou a planejar a vinda à Esmape a partir de informações tidas em encontro de presidentes de tribunais, onde o desembargador representante de Rondônia citou a Esmape como referência em inovação para todo o Brasil. E completou, concordando: “Tenho a convicção de que meus auxiliares na área de tecnologia vão absorver e assimilar muitos dados que nos foram fornecidos aqui”.

O encontro foi encerrado com apresentação sobre projetos diversos envolvendo inovação, a cargo da titular da Setic, Juliana Neiva, e do coordenador do Instituto de Inovações Aplicadas (Ideias), juiz Faustino Macedo. No elenco, os cursos no formato “Jam”, como Crie Jam e Jesp Jam, sendo Jam – geleia, em inglês - remetendo, a formatos flexíveis a interferências agregadoras – como se dá em sessões de jazz, ou jam sessions.
Também na apresentação, o RPA Expedito, já em atividade e que traz grande aceleração no arquivamento de processos criminais, com potencial de economia de R$ 40 milhões em mão de obra quanto à solução da taxa de congestionamento do TJPE. Também Bastião, ainda não lançado e promissora referência como instrumento de política judiciária, coibindo demandas predatórias.

....................................................................................................
Texto: Paula Imperiano
Fotos: Gleber Nova | Ascom Esmape