Notícias do IDEIAS

IDEIAS abre seleção para formação de novos laboratoristas

Estão abertas as inscrições para a seleção do Programa de Formação de Laboratoristas da Escola Judicial de Pernambuco (Esmape). Com duração de 24 horas (primeira fase), os interessados devem se inscrever pelo site https://www.tjpe.jus.br/web/escolajudicial/inscricoes, no período de 17 a 25 de janeiro de 2023. Vale destacar que a inscrição só será confirmada com o preenchimento do formulário disponível no link a seguir:  https://forms.office.com/r/iSH7BR3SCV.  

Ao todo, serão selecionados 20 participantes para compor a nova turma de laboratoristas do Instituto de Desenvolvimento de Inovações Aplicados ao Tribunal de Justiça de Pernambuco. Esta primeira etapa da formação ocorrerá nos dias 1, 3 e 6 de fevereiro, das 8 às 18 horas, e será dividida em três partes. Os concluintes receberão um diploma de “Entusiasta da Inovação”.    

O primeiro módulo (Design Thinking aplicado ao Poder Judiciário) tem por objetivo apresentar conceitos gerais sobre inovação aplicada ao setor público, com foco no Poder Judiciário. Também vai estimular os laboratoristas em formação a aplicar uma das abordagens de trabalho mais conhecidas e utilizadas em ambientes de inovação, o Design Thinking. Tudo isso com muita interação, empatia e co-criação.    

Já o segundo módulo (Métodos Ágeis para uma gestão judiciário inovadora) apresenta aos participantes uma visão sobre as principais metodologias utilizadas em laboratórios de inovação, como Google Design Sprint, Scrum, Project Model Canvas, entre outras.     

Por fim, o terceiro módulo (Prototipando a justiça que queremos!) oferece, a partir de desafios concretos da justiça estadual pernambucana, uma aplicação prática da construção de soluções inovadoras, uma vez que permitirá aos participantes vivenciar todas as etapas voltadas ao desenvolvimento de um protótipo.  

Para Camila Dantas, técnica judiciária do TJPE e, atualmente, lotada no instituto de inovação, a formação é um importante divisor de águas para a transformação da justiça: "minha experiência foi incrível! A formação é essencial para a construção do judiciário do futuro: mais inclusivo, disruptivo e que atenda as demandas reais do nosso público. Com as técnicas e ferramentas que aprendemos nas cursos nos empoderamos da teoria e da prática para realizar mudanças significativas na justiça a partir da inovação e da criatividade", comentou.  

Já para Rhyan Britto, analista judiciário, a formação ampliou sua percepção sobre os desafios do TJPE: “foi excepcional. Fazer parte de um movimento de inovação dentro de uma instituição que precisa de renovação, com pares ansioso por contribuir pela melhoria do judiciário. Experiências diferentes, aprendizado constante. Acredito que todos deveriam conhecer e participar desse movimento de evolução do judiciário”, afirmou o servidor. 

Os selecionados ainda participarão de outras ações formativas durante o ano de 2023 com o objetivo de desenvolver competências e habilidades necessárias ao campo da inovação, da criatividade e do empreendedorismo público. Com 100 horas de formação, o programa ainda envolve uma etapa final de residência em inovação, na qual os laboratoristas em formação terão a oportunidade de vivenciar ativamente experiências de mentoria em eventos realizados pelo IDEIAS.

...........................................................................
Texto: João Guilherme Peixoto | IDEIAS
Imagem: Ascom Esmape