Destaques

Ideias/Esmape tem quatro projetos finalistas no Prêmio de Inovação do CNJ

Das seis categorias do Prêmio de Inovação, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Instituto de Desenvolvimento e Inovações Aplicadas (Ideias) da Escola Judicial de Pernambuco (Esmape) é finalista em quatro. O Ideias é o laboratório de inovação mais presente na última etapa da premiação, coordenada pelo Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Liods) do CNJ. O anúncio dos vencedores será feito no IV Encontro Anual de Laboratórios de Inovação do Poder Judiciário (FestLabs), em solenidade no dia 13 próximo, no Pleno do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

Concorrem, pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), os sistemas Laura, Devir, Justiça Aqui e a inteligência artificial (IA) Bastião. Juntos, eles estão colaborando no aumento significativo da velocidade e da eficiência no atendimento aos jurisdicionados do Poder Judiciário estadual pernambucano. O sistema Laura, de cálculos de liquidação e de custas processuais, concorre na categoria Gestão Judicial Inovadora - Ideias Inovadoras. A IA Bastião, que identifica e trata as chamadas demandas repetitivas e predatórias, disputa na categoria Tecnologia Judicial Inovadora - Ideias Inovadoras.

O sistema Devir, de reconstrução da gestão de processos e serviços, compete na categoria Gestão Judicial Inovadora - Inovações com resultados comprovados. O projeto Justiça Aqui, disponibilizando totens de autoatendimento ao público, é finalista na categoria Serviços Judiciários Inovadores aos Usuários - Inovações com resultados comprovados.

Ideias da Esmape – O Instituto de Inovações Aplicadas da Esmape foi instituído em 2019, dois anos antes da Resolução 395/2021 do CNJ, que criou a Plataforma da Rede de Inovação do Poder Judiciário, a Renovajud. O Ideias é o primeiro laboratório de inovação entre judiciários estaduais no Brasil. Seu objetivo é desenvolver a cultura da Inovação, sintonizado com orientações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Os meios vão por caminhos inusitados e cativantes, que repercutem em laboratórios estaduais e federais de todo o país.

Os trabalhos do Ideias/Esmape inspiram-se em programas de inovação no setor público desenvolvidos ao redor do Mundo. Os cursos usam metodologias ágeis e inovadoras de ensino que resultam não apenas da introjeção da cultura da inovação, mas na construção de soluções criativas para os desafios da justiça estadual pernambucana. Originam ferramentas como as que concorrem agora ao Prêmio Inovação, do CNJ.