Navegação do site
Com foco na melhoria da produtividade e nos indicadores de desempenho, o corregedor-geral da Justiça de Pernambuco, desembargador Francisco Bandeira de Mello, renovou, por mais 180 dias, o Programa Justiça Eficiente: conciliando gestão eficaz e cidadania para a 1ª Vara Cível e a Vara Criminal da comarca de Igarassu. A medida, regulamentada pelas Portaria nº 63 e Portaria nº 64, publicadas nesta semana, visa a excelência na prestação jurisdicional e o cumprimento das metas da Corregedoria Geral da Justiça de Pernambuco (CGJ-PE) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
A renovação atende às diretrizes do Provimento CGJ/PE nº 01/2025, que reformulou o programa, e às exigências do CNJ voltadas à celeridade processual, especialmente na tramitação de ações penais. O programa já se mostrou uma ferramenta eficaz na otimização de rotinas e no aumento da produtividade e agora volta a atuar como suporte emergencial às unidades de Igarassu seguindo plano de ação elaborado pela Auditoria de Inspeção da Corregedoria.
O magistrado Thiego Dias Marinho foi designado como coordenador na 1ª Vara Cível, trabalhando em conjunto com a magistrada em exercício na unidade, Fernanda Vieira Medeiros. Já a magistrada Fernanda Moura de Carvalho foi designada como coordenadora da Vara Criminal, atuando em parceria com a juíza titular da unidade, Ana Cecília Toscano Vieira Pinto. A assessora especial da Corregedoria, juíza Hélia Viegas Silva, e o corregedor auxiliar da 2ª Entrância, juiz Janduhy Finizola, vão supervisionar as atividades em ambas as unidades.
O apoio técnico está garantido pelas equipes da Assessoria de Tecnologia da Informação da Corregedoria (ATI/CGJ), a Secretaria de Tecnologia da Informação (SETIC) e a Secretaria Judiciária, que vão assegurar pleno acesso aos sistemas e ferramentas digitais necessários à execução das ações do programa, promovendo continuidade e eficiência.
Ao final da atuação, será elaborado um Relatório Circunstanciado com as atividades realizadas, desafios enfrentados e sugestões para o aperfeiçoamento das unidades, sob responsabilidade da Corregedoria Auxiliar da 2ª Entrância e da Auditoria de Inspeção, com encaminhamento para ciência do corregedor.
---------------------------------------
Texto: Aryagne Lopes | Ascom CGJ-PE
Imagem: Ascom CGJ-PE