Navegação do site
O desembargador Leopoldo de Arruda Raposo recebeu mais uma homenagem do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), na tarde desta quinta-feira (27/7). Dessa vez, a homenagem foi efetuada por todos os desembargadores que compõem a Seção Criminal do Poder Judiciário estadual da qual Leopoldo Raposo atua como presidente. A solenidade, iniciada pela desembargadora Daisy Maria de Andrade Costa Pereira, que foi indicada por unanimidade por todos os membros do colegiado, foi realizada na Sala de Sessões, no Palácio da Justiça de Pernambuco, sede administrativa do TJPE.
A cerimônia de homenagem teve como objetivo saudar o desembargador Leopoldo Raposo, que vai se aposentar no dia 8 de agosto, pelos seus 42 anos de dedicação à magistratura pernambucana. Na ocasião, além do desembargador homenageado, estiveram presentes os magistrados que integram as quatro câmaras criminais do TJPE, entre estes a desembargadora Daisy Andrade Pereira; e os desembargadores Marco Maggi, Alexandre Assunção, Mauro Alencar, Fausto Campos, Cláudio Jean Virgínio, Antônio Carlos Alves da Silva, Evandro Magalhães, Eudes França, Carlos Moraes e Isaías Andrade Lins Neto.
Placa - Na solenidade, os membros da Seção Criminal entregaram uma placa ao desembargador Leopoldo Raposo, contendo uma citação bíblica do Livro de II Timóteo 4:7-8, e o desejo expresso de todos os colegas do magistrado de que este tenha uma nova etapa de vida frutífera e transformadora, e de cada dia represente o resultado de sua semeadura.
"Eu me sinto muito feliz porque deixo o TJPE com o sentimento do dever cumprido, e também com muita saúde e ânimo, pronto para assumir novos desafios. No Tribunal, eu entendo que cresci profissionalmente, e isso me deixa bastante alegre. Sempre a gente vai sentir saudade, pois a saudade também significa um distanciamento, mas o meu conceito de saudade neste momento particular é o de levar uma boa lembrança de todos com quem aqui eu convivi de uma forma fraternal com todos, e isso me conforta e me deixa muito feliz", pontuou o desembargador Leopoldo Raposo.
A desembargadora Daisy Andrade Pereira iniciou a sessão de homenagem destacando a gentileza do desembargador Leopoldo no trato não apenas com todos os integrantes do Tribunal de Justiça, entre magistrados e magistradas, servidores e servidoras, e colaboradores em geral, mas também com os operadores e operadoras do direito e o jurisdicionado pernambucano. Citou, também, o apoio que recebeu do magistrado quando este foi presidente do TJPE em relação à sua gestão à frente da Coordenadoria da Mulher do Tribunal, a exemplo de todos os presidentes do TJPE.
"Para mim, foi uma honra representar os colegas da Seção Criminal nesta homenagem. A fidalguia, a gentileza, o respeito e a atenção dedicada a todas as pessoas que convivem e conviveram com ele são motivos de muita satisfação para nós que integramos a Seção Criminal e o Tribunal de Justiça. Como dizem as Sagradas Escrituras, 'há tempo para todas as coisas', e este dia foi de alegria por compartilhar esse momento da homenagem. O nosso desejo é que o senhor seja feliz e que Deus o abençoe nos seus novos projetos", afirmou a desembargadora Daisy Andrade Pereira.
Homenagem do Pleno do TJPE
No dia 10 de julho, em sessão extraordinária realizada no Pleno do Tribunal de Justiça de Pernambuco, o desembargador Leopoldo Raposo também foi homenageado em virtude da sua aposentadoria. A solenidade ocorreu na Escola Judicial do TJPE (Esmape), no Auditório Desembargador Nildo Nery dos Santos, que estava lotado. O evento contou com a presença do presidente do TJPE, desembargador Luiz Carlos Figueirêdo; do corregedor-geral de Justiça, desembargador Ricardo Paes Barreto; de colegas, amigos, e familiares do magistrado; da equipe do gabinete do desembargador; além de gestores, assessores e servidores que trabalharam com o magistrado durante o biênio (2016/2017), no qual atuou como presidente do Judiciário estadual pernambucano.
Trajetória - O desembargador Leopoldo de Arruda Raposo nasceu no Recife, em Pernambuco, no dia 8 de agosto de 1948. Ele presidiu o TJPE no biênio 2016/2017 e também já dirigiu outros setores da instituição, como a Esmape e a Coordenadoria de Conciliação e Mediação do Tribunal. Graduado pela Universidade Católica de Pernambuco em 1973, e pós-graduado em Administração Pública, pela Escola de Serviços Urbanos, ligada à Presidência da República, Leopoldo Raposo começou sua carreira na magistratura em 1981, nas Comarcas de Poção e Pesqueira. No ano seguinte, foi o primeiro magistrado a ser promovido para a 2ª Entrância na Comarca de Ouricuri. Em 1985, chegou ao Recife, onde exerceu o cargo de Juiz Titular da 1ª Vara de Sucessões e Registros Públicos. Foi promovido ao cargo de desembargador pelo critério de Antigüidade no dia 17 de março de 2003, para preencher a vaga deixada pelo desembargador Mário Alves de Souza Melo. O magistrado vinha ocupando o cargo de desembargador no Tribunal Regional Eleitoral.
Casado, pai de dois filhos, ele também desempenha a função de professor em Direito das Sucessões na Esmape, e já atuou como assessor especial da Corregedoria-Geral de Justiça, e presidente da 5ª Câmara Cível do TJPE. Em 14 de fevereiro de 2008, foi empossado no cargo de vice-diretor da Escola Superior da Magistratura de Pernambuco.O desembargador Leopoldo de Arruda Raposo foi eleito membro da Corte Especial do Tribunal de Justiça para um mandato de dois anos. Em 11 de maio de 2012, tornou-se presidente da Seção Criminal e da 1ª Câmara Criminal do TJPE.
Matéria relacionada: Desembargador Leopoldo Raposo recebe homenagem do Pleno em razão da sua aposentadoria após 42 anos dedicados ao TJPE
.......................................................................................................................
Texto: Micarla Xavier | Ivone Veloso | Ascom TJPE
Fotos: Ivone Veloso I Ascom TJPE