Navegação do site
Cerimônia foi realizada no Palácio da Justiça de Pernambuco, na manhã desta quinta-feira (8/6)
O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) prestou homenagem ao juiz aposentado João Maurício Guedes Alcoforado. A solenidade foi realizada, na manhã desta quinta-feira (8/6), no Palácio da Justiça, sede administrativa do Poder Judiciário estadual. Presentes na ocasião, o presidente do TJPE, desembargador Luiz Carlos de Barros Figueirêdo; o corregedor geral de Justiça, desembargador Ricardo Paes Barreto; bem como outros membros da mesa diretora do Tribunal, magistrados e servidores e servidoras da instituição, além de familiares e amigos do juiz homenageado.
O juiz João Maurício Guedes Alcoforado chegou à cerimônia do TJPE acompanhado de sua esposa Silvana Maria Pontes Guedes Alcoforado; dos filhos João Guilherme e Luis Felipe Pontes Guedes alcoforado; da mãe, Dilza Alcoforado, e de suas irmãs, Maria Eduarda, Ana Patrícia, Maria Clementina e Lúcia Roberta Alcoforado; além de outros familiares e amigos.
O presidente do TJPE, desembargador Luiz Carlos de Barros Figueirêdo, agradeceu ao juiz João Maurício Guedes Alcoforado pelos relevantes e dedicados serviços prestados à causa da Justiça. Na cerimônia, o presidente anunciou que o magistrado também será homenageado nas festividades de aniversário do TJPE com a Medalha da Ordem do Mérito Judiciário Desembargador Joaquim Nunes Machado.
"Nós temos certeza de que você não prestou apenas uma brilhante jurisdição, mas marcou esta Corte com sua amizade e honradez, João Maurício. Por isso, precisávamos expressar a nossa gratidão neste momento. O nome João Maurício Guedes Alcoforado não vai sair das nossas memórias. Não podemos esquecê-lo; e por isso, reverenciamos o exemplo claro e clássico do perfil de um magistrado que soube como lutar em prol da justiça, sem esmorecer, e que durante o seu caminho, também soube como agregar respeito e apreço não só como juiz, mas como cidadão e ser humano, deixando para todos nós um legado a ser seguido", pontuou o presidente do TJPE.
Na sequência, o magistrado homenageado recebeu da Presidência do Tribunal de Justiça uma placa de agradecimento e uma ilustração do Palácio da Justiça, feita pela técnica de bico de pena, do artista plástico pernambucano Cavani Rosas.
O juiz João Maurício Guedes Alcoforado acompanhado da esposa, Silvana Maria Pontes Guedes Alcoforado; e dos filhos João Guilherme e Luis Felipe Pontes Guedes alcoforado
O discurso de agradecimento foi lido pela esposa do juiz João Maurício Guedes Alcoforado, que iniciou suas palavras citando uma passagem bíblica. "O homem propõe e Deus expõe. Não está na mão do homem o seu caminho, e sim nas mãos de Deus. É com imensa honra, e em nome de João Maurício Guedes Alcoforado, que agradecemos esta nobre homenagem do Tribunal de Justiça de Pernambuco. No exercício de sua profissão, fez-se orgulho para a magistratura, para os seus amigos e para todos os familiares, bem como para todos que tiveram a oportunidade de conhecê-lo", afirmou.
História do magistrado no TJPE - O juiz João Maurício Guedes Alcoforado iniciou a sua carreira na magistratura pernambucana no dia 13 de outubro de 1992, através do Ato 596/92. Ele atuou como juiz de 1ª Entrância nas Comarcas de Flores, Triunfo, Serra Talhada, Carnaíba, Agrestina, Belém de Maria e Bonito. Através do Ato 422/94, publicado em 13 de junho de 1994, João Maurício Alcoforado foi promovido para juiz substituto da 2ª Entrância, passando a exercer a sua atividade judicante em diversas unidades judiciária da Comarca de Vitória de Santo Antão. No dia 16 de abril de 1997, por meio do Ato 291/97, o magistrado passou a ser juiz da 3ª Entrância, atuando no 1° Juizado Especial Cível e das Relações de Consumo da Capital, na 4ª Vara de Família da Capital, no 1° Colégio Recursal dos Juizados Especiais Cíveis, na Central de Conciliação, Mediação e Arbitragem da Capital, no Distrito estadual de Fernando de Noronha. No Recife, ele também atuou, entre os anos de 2004 e 2008, na Corregedoria Geral da Justiça do TJPE. João Maurício Guedes Alcoforado se aposentou como juiz titular da 4ª Vara de Família da Capital, no dia 10 de março de 2023, através do Ato 191/2023.
...........................................................
Texto: Micarla Xavier | Ascom TJPE
Fotos: Assis Lima | Ascom TJPE